A partir do quarto trimestre deste ano, já será possível fazer a simulação da pensão social de reforma online. Esta ferramenta estará disponível para todas as pessoas, mesmo para aquelas que não cumpram o mínimo de 15 anos de descontos. É uma das 48 medidas do Simplex 22.
Corpo do artigo
O programa do Governo, que visa simplificar a gestão administrativa para pessoas e empresas, incluiu o alargamento dos balcões SNS 24 e a generalização da convocatória para consultas e vacinas por meios digitais.
Outra novidade do Simplex será a ativação dos "certificados de assinatura e autenticação do cartão de cidadão e da Chave Móvel Digital com base em biometria facial, eliminando a necessidade de deslocação a um balcão". No futuro, pode vir a ser adotada, ainda, "uma solução que permita, em regime de teste, avaliar a renovação do cartão de cidadão numa app". Ainda com a tecnologia no centro das simplificações, o Governo vai desenvolver o Portal MyCNAIM, um Balcão Migrante que visa "suportar serviços transacionais e com atendimento multilingue, por email, telefone ou videoconferência", lê-se em consulta no site do Simplex.
Mudar de morada também poderá ser mais fácil. Através de um único pedido de mudança de morada, o cidadão desencadeará os serviços que necessita para a mudança de localidade, no ensino ou na saúde.
Saúde digital
O Balcão SNS24, ferramenta muito usada e que tem vindo a ganhar desde a pandemia, será expandido a todo o território nacional para aumentar "o espaço de proximidade para acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde aos cidadãos, em entidades fora do Serviço Nacional de Saúde, como autarquias, estruturas residenciais para idosos, estabelecimentos prisionais e centros educativos".
Também foi anunciada a disponibilização de meios digitais de convocatórias para os principais atos dos cuidados de saúde primários, como consultas, vacinas e rastreios. Os exames de saúde digitalizados integra o pacote de medidas e pretende desmaterializar todas as requisições de meios complementares de diagnóstico e terapêutica.
Medicamentos comparticipados na hora
Inserida na área governativa do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, será possível comparticipar os medicamentos dos beneficiários de Complemento Solidário para Idosos no ato da compra, deixando de ser necessário o pedido de reembolso no respetivo centro de saúde", diz o site do Simplex.
Recursos humanos online de empresas
Direcionado para o mundo empresarial, o Simplex traz a possibilidade de "disponibilizar web services que possibilitem às empresas integrar nos seus sistemas informáticos de gestão de recursos humanos a comunicação à Segurança Social de início e cessação de vínculo dos seus trabalhadores".