Rui Moreira precisa de sete abstenções do PSD, que está dividido.
Corpo do artigo
A Assembleia Municipal (AM) do Porto vota esta segunda-feira a proposta de saída do município da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). A reunião está agendada para as 21 horas e a decisão está nas mãos do PSD, cuja bancada parlamentar ainda estava reunida, ao final da noite de domingo, para decidir o sentido de voto.
Domingo, o PSD ainda estava dividido. Tal como o JN informou na edição de sábado, os membros próximos do vereador Alberto Machado defendem a abstenção que permitiria viabilizar a proposta. Porém, o vereador Vladimiro Feliz argumenta que se deve votar contra, pois o alvo das críticas sobre a descentralização deve ser o Governo e não a ANMP.
As contas de Rui Moreira
A AM do Porto é composta por 46 membros: 20 afetos a Rui Moreira, nove do PSD, nove do PS, três do PCP, três do BE, um do PAN e outro do Chega. Se todos os partidos com exceção do PSD votarem contra, Rui Moreira precisa de sete abstenções sociais-democratas. A proposta pode ainda passar com seis abstenções, mas aí quem decide é o voto de qualidade do presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo (PSD). Só os independentes devem votar a favor.