SPMS esclarece que robô de prescrição está "limitado a maiores de 18 anos"
Corpo do artigo
A prescrição automática, pela Linha SNS24, para teste rápido de antigénio confirmatório ao SARS-CoV-2 a utentes com autoteste positivo ou sintomas ligeiros só está disponível para adultos. Questionado pelo JN, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) explicam que, "neste momento, o robô de prescrição de teste confirmatório está limitado a maiores de 18 anos".
O esclarecimento foi feito na sequência de relatos de pais que, conforme o JN noticiou, após introduzirem o número de utente do filho viam o pedido recusado pela idade não ser elegível. Restando-lhes, então, aguardar em linha, para serem atendidos. O que tem sido difícil face ao aumento de procura, devido à elevada incidência, e consequente agravamento do tempo de espera. Questionado sobre alternativas para os pais de menores tendo em conta os tempos de espera, os SPMS não responderam.
Reforço de escalas
Recorde-se que, nesta semana, a ministra da Saúde garantira que a Altice, operador contratado pelo Serviço Nacional de Saúde para gerir a linha SNS24, estava já a contratar mais pessoas para reforçar o atendimento. "Na passada segunda-feira [dia 16], houve mais de 70 mil chamadas para o SNS24, uma semana antes eram cerca de 53 mil e uma semana antes cerca de 23 mil. Estamos a introduzir mecanismos em trabalho conjugado com a Altice no sentido de agilizar as respostas e de reforçar escalas outra vez", explicava aos jornalistas na quarta-feira.
Vários peritos e diretores de serviços hospitalares têm pedido o regresso dos testes gratuitos nas farmácias, dada a elevada incidência e afluência às Urgências.