Pais obrigados a esperar atendimento na linha para ter acesso.
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Há pais que estão a ter dificuldades em pedir a emissão de um teste de confirmação de diagnóstico da covid-19, através da linha SNS24, para os filhos. O modelo automático permite pedir um novo rastreio, caso se tenha um autoteste com resultado positivo. No entanto, o JN sabe que há progenitores que não o estão a conseguir fazer, após inserir o número do utente dos filhos menores.
Quando os pais acedem à linha, tendo um filho com autoteste positivo, seguem os passos do atendimento automático e chegam até à opção para a emissão de um teste confirmatório. A mensagem gravada avisa que aquela chamada não será avaliada por um profissional de saúde.
Mantendo-se a intenção de optar pelo atendimento automático, a linha pede o número de utente. Ao inserir a informação do menor, o SNS24 avisa que a idade não permite a emissão de um teste confirmatório à covid-19. O que não acontecia em janeiro, quando o automatismo permitia pedir requisições de testes para todas as idades.
Esperar por médico
As alternativas para os pais são pagar do próprio bolso um teste que, no caso dos de antigénio, pode chegar até aos 20 euros numa farmácia; esperar e ser avaliado por um profissional de saúde do SNS24, mas a linha tem registado tempos de espera muito elevados; ou pedir a emissão de um teste ao médico de família.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde não responderam em tempo útil ao JN sobre as dificuldades que estão a ser registadas na linha. A procura pelo SNS24 tem atingido as milhares de chamadas por dia: eram mais de 34 mil no início de maio.