Pouco faltava para as 11 horas quando a princesa herdeira ao trono espanhol aterrou no aeroporto militar de Figo Maduro. Leonor seguiu para o Mosteiro dos Jerónimos, antes de ser recebida pelo presidente a República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
Corpo do artigo
Algumas ruas de Lisboa engalanaram-se, esta sexta-feira, com as bandeiras de Portugal e Espanha, para dar as boas-vindas à princesa Leonor, que cumpre a sua primeira viagem ao exterior como herdeira ao trono.
Recebida no aeroporto militar de Figo Madura, pouco antes das 11 da manhã, a filha mais velha dos reis Felipe VI é Letizia cumpriu o primeiro ato no Mosteiro dos Jerónimos, onde depositou flores no túmulo de Camões. Foi depois recebida com honras militares no Palácio de Belém pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, com os hinos nacionais de ambos os países e revista à Guarda de Honra em destaque. A princesa foi condecorada com a grã-cruz da Ordem Militar de Cristo. "É uma homenagem a vossa alteza, ao Reino de Espanha, à nossa amizade para sempre", afirmou o chefe de Estado.
Cumprido o almoço de honra, entre as 13 e as 15 horas, a princesa das Astúrias, de 18 anos, visitará a Fundação Oceano Azul, no Oceanário de Lisboa, para se inteirar das iniciativas em prol da conservação marinha desenvolvidas pela instituição.
Por cá, tem também marcado encontro com jovens compatriotas que vivem no nosso país no Palácio de Palhavã, a residência oficial dos embaixadores de Espanha.
Na sua estreia a solo, fora de Espanha, Leonor exibe um fato vermelho Carolina Herrera, muito ao estilo da mãe, a quem pertencem os brincos Gold & Roses que está a usar. Remata o visual com uns sapatos de tacão da marca espanhola PINKCHIC.