A melhor professora deste ano leciona em Braga: Sofia Damiana Pires de Jesus, docente no Agrupamento de Escolas de Real, foi premiada, esta sexta-feira, com o Global Teacher Prize Portugal 2024, no valor de 30 mil euros. A iniciativa atribuiu ainda uma menção honrosa na área da cultura a uma professora no Barreiro.
Corpo do artigo
A grande vencedora da edição deste ano do Global Teacher Prize Portugal é Sofia Damiana Pires de Jesus, professora no Agrupamento de Escolas de Real, em Braga. As práticas pedagógicas da docente, que dá aulas na área das ciências ao 3.º ciclo do ensino básico há mais de 20 anos, são reconhecidas pela Direção-Geral da Educação (DGE) "como referências, nomeadamente no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular", pode ler-se num comunicado da organização promotora Mentes Empreendedoras.
O prémio nacional, destinado a professores que lecionem desde o pré-escolar ao 12º ano, elege, todos os anos, uma professora ou professor que se distinga pelo contributo para o desenvolvimento dos jovens, da comunidade e da profissão. A cerimónia final decorreu esta sexta-feira, em Lisboa, onde esteve presente o ministro da Educação, Fernando Alexandre, que, num curto discurso, destacou o impacto dos professores na vida de milhares alunos. A vencedora estava entre os dez finalistas de mais de 100 docentes candidatos ao prémio.
Formada em Biologia pela Universidade de Coimbra, Sofia Damiana Pires de Jesus tem dedicado a sua carreira a inovar na educação. Nas suas aulas, a docente premiada incorpora tecnologias avançadas, como a realidade aumentada para enriquecer o ensino das Ciências. Uma abordagem inovadora que permite aos alunos desenvolver diversas competências e estilos de aprendizagem.
A professora vencedora da edicação deste ano é conhecida por criar projetos que estimulam o interesse e a participação ativa dos estudantes, como o projeto "Era uma vez… com ciência", que lhe valeu reconhecimento na 5.ª edição do selo Escola Amiga da Criança.
Na passada segunda-feira, o Município de Braga homenageou a professora pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade educativa. "É um orgulho para a Cidade de Braga ter uma professora na lista dos dez finalistas do Global Teacher Prize. A professora Sofia representa o melhor do nosso sistema educativo, evidenciando a capacidade transformadora da educação e o poder de inspirar as novas gerações e este reconhecimento é um testemunho do impacto significativo que tem tido na vida dos seus alunos e na comunidade educativa”, manifestou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, na cerimónia do município, citado num comunicado enviado às redações.
A iniciativa atribuiu ainda a menção honrosa "Acesso à Cultura" à professora Helena Luísa Rocio dos Santos Sardinha Pereira, que leciona História na Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro. Ao longo dos seus 35 anos de carreira, a docente tem desenvolvido vários projetos que combinam teatro, música e investigação histórica. Entre os quais se destacam as "Jornadas Pedagógicas de História Local", uma iniciativa que nasceu em sala de aula e evoluiu para o concelho; o "Concurso de Contos", que promove a escrita criativa interligada com a História local; e o "Percursos no Tempo", no qual os alunos criam roteiros histórico-literários para explorarem o património cultural do Barreiro e de Lisboa.
"Estas iniciativas não só enriquecem o processo educativo, como também fortalecem os laços da escola com a comunidade, transformando a educação numa experiência coletiva e participativa que transcende os muros da sala de aula", escreveu a organização.
Este título, cujo objetivo é destacar docentes que desenvolvam trabalho com vista à promoção ao acesso à cultura, à criação e à fruição cultural, conta com o apoio do Plano Nacional das Artes, um projeto dos ministérios da Cultura e da Educação.
O Global Teacher Prize Portugal tem como missão reconhecer "o papel central que os professores têm na formação de sociedades". É apoiado pela Fundação Santander Portugal e a Missão Continente. A versão internacional do prémio é considerada o Nobel da Educação.