Um numeroso contingente de figuras do PS - nem todas com ligação a Setúbal - marcou presença, esta terça-feira, na arruada da cidade do Sado. Entre elas contaram-se quatro ministros, uma vice-presidente da Assembleia da República e vários deputados.
Corpo do artigo
Os ministros presentes foram João Cravinho (Negócios Estrangeiros), Duarte Cordeiro (Ambiente), João Costa (Educação) e Ana Catarina Mendes (Assuntos Parlamentares), esta última na qualidade de cabeça de lista pelo distrito.
Foram também à arruada nomes como a vice-presidente da Assembleia da República, Edite Estrela, o secretário de Estado António Mendonça Mendes, os deputados André Pinotes Baptista, Carlos Pereira, João Paulo Rebelo e Pedro Anastácio, o eurodeputado e ex-ministro Pedro Marques e o antigo secretário de Estado Ricardo Mourinho Félix.
A forte presença de personalidades socialistas ter-se-á devido, em boa medida, à proximidade geográfica face a Lisboa. No entanto, também não será alheia ao facto de, este ano, o distrito de Setúbal passar a ter direito a mais um deputado do que no passado - à custa de Viana do Castelo, que perdeu mais de dois mil eleitores desde 2022.
A partir de agora, Setúbal colocará 19 deputados no Parlamento, subindo ao pódio de distritos com maior número de parlamentares eleitos - a par de Braga, que também elege 19. Apenas Lisboa e o Porto elegem mais.
Temido, Vieira da SIlva e Pedro Nuno discursam em Lisboa
Também o facto de o PS apostar forte na reconquista da Câmara Municipal de Setúbal terá tido influência no numero de socialistas "VIP" a aderir à arruada - mais elevado do que o habitual em eventos desta natureza. Nas autárquicas do próximo ano, os socialistas tentarão conquistar a Câmara pela primeira vez desde 1997. Daí para cá, o município tem sido governado pela CDU.
A arruada decorreu no centro de Setúbal, na zona da Praça de Bocage. O líder do PS, Pedro Nuno Santos - calorosamente recebido por Ana Catarina Mendes -, ia distribuindo os habituais abraços e acenos, entrando numa ou noutra loja.
À frente, uma banda que tocava instrumentos de sopro e percussão animava a tarde e abria caminho por entre as ruas estreitas do centro histórico. Tocavam músicas como "Toda a Noite", de Toy - um filho da terra - mas também, de forma um tanto inaudita, o "Cheira bem, cheira a Lisboa".
O dia de campanha do PS termina em Lisboa, com um comício na Aula Magna. Estão previstas intervenções de Marta Temido (provável candidata à Câmara de Lisboa em 2025), Miguel Costa Matos (presidente da Juventude Socialista), Mariana Vieira da SIlva (cabeça de lista do PS por Lisboa) e Pedro Nuno Santos.