Revista de imprensa: 72 creches fechadas em quatro anos por falta de licença ou condições
Numa altura em que os pais desesperam por uma vaga para os filhos numa creche, o destaque desta terça-feira vai para a manchete do "Público" sobre o fecho de 72 destes espaços, em quatro anos, por falta de licenças ou de condições.
Corpo do artigo
"Entre 2021 e 2024 houve 590 processos de fiscalização pela Segurança Social, já concluídos, e 72 ordens de encerramentos, nove das quais foram urgentes por haver perigo iminente para as crianças", relata o jornal diário, segundo números do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), que não incluem dados deste ano, embora nas últimas semanas foram conhecidos pelo menos três casos em que se procedeu ao encerramento das creches e à retirada das crianças. O ano de 2023 foi o que teve mais processos de fiscalização e também mais encerramentos decretados pelo Instituto da Segurança Social, respetivamente 160 processos de fiscalização e 23 espaços encerrados.
Governo abre a porta a redução de custos com teletrabalho e horas extras
O "Negócios" escreve que o Governo de Luís Montenegro pretende que as regras do Código do Trabalho relacionadas com o teletrabalho e com o pagamento de trabalho suplementar passem a poder ser alteradas de forma menos favorável ao trabalhador por negociação coletiva, o que, no contexto atual, não é possível. O anteprojeto, que tem de ser aprovado pelo Parlamento, encurta a lista de matérias sobre as quais as convenções coletivas não podem dispor de forma menos favorável ao trabalhador do que a lei geral.
Martifer na corrida aos estaleiros que estão nas mãos da Lisnave
A Martifer, dona dos estaleiros de Viana do Castelo e da Navalria, em Aveiro, pretende ganhar dimensão mais a sul do país, manifesta-se interessada em concorrer ao concurso para a concessão dos estaleiros da Miltrena, atualmente concessionados à Lisnave. "A Martifer tem interesse em avaliar essa oportunidade, quando for lançado o concurso da concessão e o caderno de encargos", admitiu fonte oficial.
Colégios da Ordem dos Médicos dizem ser "inaceitável" usar internistas para tratar grávidas
O "Diário de Notícias" avança que os Colégios de Obstetrícia, Medicina Interna e Cirurgia da Ordem dos Médicos rejeitaram o plano da ULS Arco do Ribeirinho, no Barreiro, que coloca médicos internistas a prestar cuidados a grávidas no serviço de Ginecologia-Obstetrícia, por contrariar "os fundamentos científicos, técnicos e deontológicos", pois não tem médicos especialistas suficientes para funcionar. O bastonário da OM fez seguir os três pareceres, que consideram a decisão "inaceitável", para o Conselho de Administração da ULS.
BEI financia em 875 milhões de euros o troço Porto-Oiã
"Segundo o "Diário de Notícias", o Banco Europeu de Investimento vai financiar diretamente em 875 milhões de euros o primeiro troço da ligação ferroviária de Alta Velocidade em Portugal, que liga o Porto a Oiã. A este valor juntam-se outros cerca de 1,125 mil milhões de euros, angariados - no âmbito do BEI - junto da banca privada internacional e investidores institucionais. O montante total de financiamento do BEI constituirá o maior "project finance" de sempre da instituição no nosso país.
Última edição do jornal "i"
Num momento em que a imprensa nacional atravessa uma grave crise e dias depois do anúncio do despedimento de todos os trabalhadores da Trust In News, que detém títulos como a "Visão", "Jornal de Letras" ou a revista "Caras", esta terça-feira foi a vez do "i" revelar que foi para as bancas a sua última edição como jornal, após 16 anos de existência, e que passará a ser integrado, com o nome "Inevitável", na edição semanal do "Nascer do Sol".