Em período crítico dos incêndios em Portugal, o destaque da imprensa, nesta quinta-feira, vai para a informação partilhada pelo "Diário de Notícias" de que o Governo decidiu prolongar o prazo para a conclusão do estudo sobre a solução para o SIRESP.
Corpo do artigo
A decisão foi anunciada esta quarta-feira, numa nota divulgada pela Lusa, mas sem uma data concreta para a implementação de uma nova alternativa ao Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), continuando a incerteza sobre o futuro das comunicações de emergência no país. Esta extensão do período de análise vai permitir à equipa de trabalho aprofundar a avaliação de potenciais substitutos para a infraestrutura atual "com o objetivo de encontrar uma solução que assegure um sistema de comunicações robusto, fiável, resiliente, tecnologicamente adequado e plenamente interoperável", segundo se pode ler na nota conjunta do Ministério da Administração Interna e Ministério das Infraestruturas e Habitação.
Inquilinos podem registar contratos no Fisco a partir de 1 de agosto
O "Negócios" anota que, a partir de amanhã, dia 1 de agosto, entra em vigor o novo instrumento que permite aos arrendatários substituírem-se aos proprietários caso estes não inscrevam o contrato de arrendamento nas Finanças dentro dos prazos legais. Podem ser declarados os contratos em vigor e os que já tenham terminado. Esta medida abre a possibilidade de os arrendatários passarem a poder aceder aos apoios do programa Porta 65 ou do Apoio Extraordinário à Renda, que só operam quando há um contrato de arrendamento declarado ao Fisco.
Papa deve visitar Portugal em julho de 2027
O "Correio da Manhã" afirma que o Papa Leão XIV deverá visitar Portugal em julho de 2027, no âmbito de uma visita apostólica à Península Ibérica que está a ser preparada pela Secretaria de Estado do Vaticano. A visita ainda está a ser equacionada pela Santa Sé, mas, diz o jornal, já houve troca de mensagens entre os corpos diplomáticos do Vaticano, de Espanha e de Portugal. Há cerca de três semanas, ao abandonar o seu posto diplomático por limite de idade, o embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Domingos Fezas Vital, foi recebido pelo líder da Igreja católica. No final do encontro com o Papa, o diplomata disse à agência Ecclesia que Leão XIV deseja, logo que possível, visitar Portugal.
Portugueses que queiram estudar nos EUA obrigados a abrir perfis das redes sociais
O "Público" alerta para o facto de os cidadãos portugueses que queiram obter vistos de estudante ou de intercâmbio para os EUA terem de alterar as definições de privacidade das suas redes sociais, para que as autoridades norte-americanas possam escrutinar a atividade e decidir se podem entrar no país. A informação consta de um aviso público no portal da embaixada norte-americana, no qual se pede, "com efeito imediato", que todos aqueles "que estejam a candidatar-se a um visto de não imigrante F, M ou J ajustem as definições de privacidade de todas as suas contas de redes sociais para "público", para facilitar a verificação necessária para estabelecer a sua identidade e admissibilidade aos Estados Unidos, ao abrigo da legislação norte-americana".
Câmara PCP nega "ideologia" por entraves a hospital da CUF
O Observador revela que a CUF optou por construir um hospital no Barreiro em vez de no Seixal, onde inicialmente pretendia fazer a obra, por ter encontrado obstáculos. Este órgão de comunicação social cita fontes com conhecimento do processo, para alegar que na base desta mudança terão estado "motivações ideológicas" da autarquia comunista, que alegadamente assumiu a posição, embora não em público, de que "enquanto não houver um hospital público não se pode construir um hospital privado". A Câmara do Seixal negou estas acusações, garantindo que a motivação não foi ideológica, mas confirma que o adiamento da eterna promessa de construir um hospital público no município, sem confirmação à vista, incomoda e deve ser resolvido quanto antes.