O porta-voz do Livre Rui Tavares considerou que o seu partido obteve resultados "moderadamente positivos" nas eleições autárquicas de domingo, prevendo que conseguirá triplicar o número de eleitos e passar a ter "uma rede de autarcas livres".
Corpo do artigo
"Consideramos que os resultados são positivos, embora moderadamente positivos. Como se lembram, o Livre queria entre triplicar ou quintuplicar os seus eleitos. Está em linha para o primeiro desses objetivos, que é, evidentemente, na fronteira mais baixa daquilo que pretendíamos obter", considerou Rui Tavares.
O líder do Livre falava no Teatro Thalia, em Lisboa, local escolhido pelo partido para acompanhar os resultados da noite eleitoral das legislativas.
Tavares destacou que o Livre apoiou a candidatura vitoriosa da socialista Ana Abrunhosa para a Câmara Municipal de Coimbra, numa coligação que juntou também PS e PAN, e afirmou que tudo indica que o partido conseguirá eleger uma vereadora, Clara Cruz Santos.
Já em Lisboa e Sintra, duas grandes apostas do Livre, Tavares reconheceu que o objetivo de vencer não foi atingido, mas saudou os candidatos e considerou que o seu partido deu o seu contributo, seja para impedir que Carlos Moedas fosse eleito, ou para conter o crescimento da extrema-direita na autarquia sintrense.
Apesar de os resultados oficiais ainda não darem a triplicação dos eleitos do Livre no momento em que falava - ou seja, 24 - Tavares antecipou que o partido irá atingir esse objetivo e passar a ter "uma rede de autarcas Livres, "E isso para nós é um ativo muito valioso", acrescentou.