Filme da noite eleitoral: Duarte no Porto, Moedas em Lisboa, Menezes em Gaia e Marco Almeida em Sintra. PSD conquista principais câmaras
O país foi a votos, este domingo, nas eleições autárquicas, que irão ditar a composição das câmaras municipais, assembleias municipais, juntas de freguesia e assembleias de freguesias. Acompanhe aqui todas as incidências do dia e da noite eleitoral.
Corpo do artigo
2.34 horas
Terminamos por aqui a cobertura da noite eleitoral autárquica. Acompanhe o rescaldo da votação em www.jn.pt. Obrigado por ter estado connosco.
2.32 horas
Santana Lopes reeleito na Figueira da Foz à frente da coligação PSD/CDS-PP
Pedro Santana Lopes vai cumprir mais um mandato como presidente da Câmara da Figueira da Foz, desta vez reeleito com quase 59% dos votos, integrado nas listas da coligação PSD-CDS/PP, de que fez parte como independente.
De acordo com os dados do Ministério da Administração Interna, depois de apuradas as 17 freguesias do concelho, a coligação PSD/CDS-PP venceu as eleições autárquicas de domingo, na Figueira da Foz, com 58,85% dos votos, seguida do PS, com 19,47%, e do Chega, em terceiro lugar, com 9,95%.
Os resultados garantem à coligação vencedora a maioria absoluta de seis mandatos, no total de nove do executivo camarário, com o PS a obter dois e o Chega, um.
2.30 horas
Carlos Moedas volta a ganhar "ao sprint" e fica à beira da maioria
Foto: António Pedro Santos/Lusa
Reeleição assegurada no "prolongamento" com mais30 mil votos e um vereador do que há quatro anos. Leia mais aqui.
2.30 horas
Pedro Duarte no Porto: uma vitória com ligeiro travo a empate. Chega para a estabilidade?
Pedro Duarte é o novo presidente da Câmara do Porto, mas coligação PSD/CDS/IL tem tantos mandatos quantos o PS. Miguel Corte-Real pode ser preponderante. CDU e BE saem do Executivo. Leia mais aqui
1.56 horas
Ricardo Leão vence com maioria absoluta em Loures e promete responder aos críticos no PS
O socialista Ricardo Leão declarou vitória por maioria absoluta nas autárquicas em Loures, garantindo que responderá às críticas internas do PS "nos órgãos próprios" e prometendo continuar o "ciclo de progresso" iniciado há quatro anos. Leia mais aqui.
1.51 horas
Marco Almeida canta vitória à terceira tentativa em Sintra
Foto: Filipe Amorim/Lusa
Candidato social democrata leva a melhor, numa luta renhida, sobre Ana Mendes Godinho e Rita Matias. Leia mais aqui.
1.44 horas
Domingos Silva segura Câmara de Ovar para o PSD, mas sem maioria
Foto: Tony Dias
PS cresce e AGIR! e Chega conquistam lugares. Vencedor vai reunir com todos para construir pontes. Leia mais aqui.
1.37 horas
Carlos Moedas: "Obrigado Lisboa, obrigado lisboetas"
A som de fortes aplausos e com uma chuva de confetis, Carlos Moedas entrou triunfante, na sala de um hotel em Lisboa, para reagir à vitória nas eleições autárquicas, numa declaração já depois da 1.30 horas.
"Os lisboetas falaram e decidiram continuar connosco mais quatro anos. É a eles que eu quero agradecer: aos lisboetas", começou por afirmar.
1.36 horas
Mário Passos reeleito para continuar a liderar Famalicão
Mário Passos foi reeleito presidente da Câmara de Famalicão, pela coligação PSD/CDS-PP. Pela 1 hora desta segunda-feira, com 36 das 39 freguesias apuradas, a coligação reunia 50% dos votos e a candidatura socialista arrecadava mais de 33% da votação. Leia mais aqui.
1.34 horas
Direita segura a Câmara de Aveiro após saída de Ribau Esteves
Coligação perdeu a maioria e vai governar com o mesmo número de vereadores do que o PS. Leia mais aqui.
1.31 horas
Menezes: "Foi um grande salto em frente. Missão é unir todos os gaienses"
Foto: Carlos Carneiro
Coligação PSD/CDS/IL ganhou em 16 das 24 freguesias do concelho. No discurso de vitória, Luís Filipe Menezes garantiu que vai pedir uma auditoria externa às atuais contas da Câmara de Gaia. Leia mais aqui.
1.30 horas
Mário Constantino reeleito em Barcelos com maioria histórica
Chega entra pela primeira vez no executivo e PS foi o grande derrotado da noite ao perder dois vereadores. Leia mais aqui.
01.08 horas
Dores Meira vence em Setúbal em corrida renhida
O movimento independente liderado pela ex-comunista Maria das Dores Meira e apoiado pelo PSD venceu a corrida à Câmara Municipal de Setúbal. O PS, de Fernando José, ficou em segundo lugar, seguido do Chega. A CDU ficou em quarto lugar e foi a grande derrotada.
Leia mais aqui.
Texto: Rogério Matos
00.57 horas
Montenegro destaca "vitória histórica nos cinco maiores concelhos"
Foi com "humildade democrática" que o líder do PSD e primeiro-ministro Luís Montenegro destacou, cerca das 00.50 horas, que o PSD passou a ser "o maior partido português" a nível autárquico, com "uma vitória histórica nos cinco maiores concelhos do país" - Porto, Lisboa, Gaia, Sintra e Cascais.
Por ser o partido com mais votos, mais mandatos, mais presidentes de Junta e de Câmara, Montenegro disse que o PSD está em condições de liderar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e Associação Nacional de Freguesias (ANFRE).
Na reação aos resultados autárquicos, na sede do PSD/Porto, Montenegro deixou ainda "um profundo reconhecimento à confiança que os portugueses nos endossaram".
Texto: Sandra Alves
00.56 horas
Braga depositou o futuro da cidade nas mãos da Coligação Juntos por Braga
O candidato da coligação Juntos por Braga, João Rodrigues, disse hoje que a vitória nas eleições municipais em Braga foi o reconhecimento do trabalho feito nos últimos 12 anos na Câmara. "Os bracarenses depositaram na nossa Coligação o destino da cidade, o seu futuro, e o de cada uma dos bracarenses, que é o que mais importa", disse.
Falando aos militantes no Hotel Mercury, onde passou a noite eleitoral, o futuro presidente do município disse que Braga vai mesmo ser a melhor cidade do país para se viver e manifestou a esperança de que "cada um dos candidatos assuma as suas responsabilidades deixando de serem adversários para serem parceiros da governação".
João Rodrigues disse, ainda, que "o futuro de Braga requer uma oposição construtiva e sobretudo que nos deixe trabalhar".
A Coligação Juntos Por Braga (PSD/CDS/PPM) venceu as eleições autárquicas de domingo elegendo João Rodrigues como novo presidente da Câmara. O candidato venceu por escassos 276 votos, tendo o candidato socialista, António Braga ficado em segundo lugar e o independente Ricardo Silva, em terceiro.
Texto: Luís Moreira
00.53 horas
Luís Nobre do PS reeleito em Viana do Castelo. Chega elege primeiro vereador
O autarca de Viana do Castelo, Luis Nobre, do PS, foi reeleito este domingo, com 42,76% dos votos, e cinco mandatos. A AD (PPD/PSD-CDS/PP) foi a segunda força mais votada com 28,02% e a eleição de três mandatos. O Chega elegeu pela primeira vez um vereador, com 14,98 % da votação, retirando o mandato ao PCP-PV que baixou de 10,04% nas eleições de 2021 para 4,23% este domingo.
Leia mais aqui.
00.37 horas
Pedro Duarte celebra vitória da candidatura que "rejeitou o politicamente correto"
Foto: Pedro Correia
"A minha primeira palavra é de saudação a esta maravilhosa cidade que, hoje, deu mais uma prova do seu civismo. Muito obrigado ao Porto", começou por dizer Pedro Duarte, saudando os candidatos que não conseguiram atingir os resultados pretendidos. "Também são vencedores. Ganhou a democracia", referiu. Pedro Duarte deixou ainda uma saudação especial a Manuel Pizarro, reconhecendo ter-lhe "uma estima especial".
"É um grande portuense que continuará disponível para ajudar a cidade, como tem feito". "Esta foi uma candidatura difícil, optámos por fazer algo diferente, sempre pela positiva. Rejeitámos o politicamente correto, ir atrás dos analistas políticos, de ondas que nos tentaram manipular, estivemos sempre próximos das pessoas. Foi uma campanha arriscada, mas conseguimos", sublinhou. "Temos noção da responsabilidade que temos em mãos", acrescentou.
00.39 horas
Ventura admite que Chega não atingiu todos os objetivos
Foto: José Sena Goulão/EPA
O líder do Chega, André Ventura, considerou este domingo que "foi uma noite boa" por ter conseguido presidências de câmara, mas admitiu que o partido não atingiu todos os objetivos a que se propôs nestas eleições autárquicas.
Leia mais aqui.
00.36 horas
João Rodrigues venceu as eleições em Braga
A Coligação Juntos Por Braga (PSD/CDS/PPM) venceu as eleições autárquicas, elegendo João Rodrigues como novo presidente da Câmara.
Fonte do PSD adiantou ao JN que o candidato venceu por escassos 266 votos, tendo o candidato socialista, António Braga, ficado em segundo lugar e o independente Ricardo Silva, em terceiro.
Texto: Luís Moreira
00.34 horas
Rui Tavares considera que Livre obteve resultados "moderadamente positivos"
Foto: ANDRÉ KOSTERS/EPA
O porta-voz do Livre Rui Tavares considerou que o seu partido obteve resultados "moderadamente positivos" nas eleições autárquicas de domingo, prevendo que conseguirá triplicar o número de eleitos e passar a ter "uma rede de autarcas livres".
Leia mais aqui.
00.32 horas
Alexandra Leitão promete "oposição rigorosa, firme e pela positiva"
Foto: Rodrigo Antunes/Lusa
"Foi uma caminhada longa, muito boa, muito bonita, com uma convergência que não me arrependo um segundo de ter feito", declarou Alexandra Leitão, cerca das 00.30 horas, no discurso em que assumiu a derrota para Carlos Moedas.
"Este caminho, feita com tantos, valeu por si só", frisou. "Assumo inteiramente o resultado, que não era o que queríamos", disse, acrescentando: "Prometo uma oposição rigorosa, firme e pela positiva", uma vez que, "foi esse o mandato que o povo de Lisboa nos deu".
Texto: Sandra Alves
00.25 horas
"Não saímos vencedores mas cá estamos para trabalhar pelo Porto", diz Pizarro
Foto: Pedro Correia
"O resultado eleitoral não é manifestamente o que almejávamos. Não saímos vencedores por uma diferença escassa, mas, em democracia, ganha-se e perde-se por um voto. Já liguei ao doutor Pedro Duarte para o felicitar. A composição da futura câmara será um desafio: nós passamos de três para seis vereadores e cá estaremos para assumir as nossas responsabilidades. Tínhamos confiança na vitória, mas cá estamos para trabalhar pelo Porto", afirmou Manuel Pizarro.
Foto: José Coelho/Lusa
00.25 horas
PSD conquista ao PS Câmara de Espinho
O PSD venceu as eleições autárquicas em Espinho, no distrito de Aveiro. Depois do PSD, com 35,46%, o segundo mais votado é o PS, com 24,39%, e o terceiro é o movimento independente de Maria Manuel Cruz, atual presidente do município que substituiu no cargo o ex-autarca socialista Miguel Reis, com 15,30% dos votos.
Jorge Manuel Mengo Ratola foi eleito presidente da Câmara Municipal de Espinho com maioria absoluta.
Foto: Carlos Carneiro
00.23 horas
Marco Almeida assume vitória em Sintra
O cabeça de lista do PSD/IL/PAN à Câmara de Sintra, Marco Almeida, assumiu a vitória, ficando à frente da candidata do PS/Livre, Ana Mendes Godinho.
"Quero agradecer aos sintrenses a participação eleitoral e o voto de confiança que manifestaram à coligação Sempre com os Sintrenses, uma coligação composta por muitos independentes que me acompanham desde 2013, mas sobretudo por três partidos, o PSD, a Iniciativa Liberal e o PAN, uma coligação original, mas que permitiu e que vai permitir devolver Sintra aos sintrenses", afirmou.
"Acredito que os próximos anos serão anos de qualificação do concelho no que diz respeito às suas infraestruturas, mas sobretudo à questão de os sintrenses voltarem a ter orgulho de viver neste concelho e de serem verdadeiramente sintrenses nas diferentes dimensões", salientou Marco Almeida.
Foto: Filipe Amorim / Lusa
00.21 horas
PS recupera Câmara de Bragança após 28 anos de jejum
A investigadora Isabel Ferreira foi este domingo eleita presidente da Câmara de Bragança, uma vitória saborosa para o Partido Socialista (PS), que não ganhava neste concelho há 28 anos. "Esta vitória recompensa todo o trabalho e todo o esforço que nós tivemos desde a primeira hora na pré-campanha e na campanha. É muito reconfortante perceber, mais uma vez, que o trabalho e o esforço compensam", explicou Isabel Ferreira aos jornalistas à chegada à Praça da Sé, onde está localizada a sede de campanha da candidatura. Leia mais aqui
Texto: Glória Lopes
00.19 horas
Ventura destaca vitória com "maioria absoluta" em São Vicente
André Ventura destacou, na reação à noite eleitoral, que o partido conseguiu eleger dezenas de autarcas em todo o país e conquistar a liderança de três autarquia: São Vicente, na Madeira, onde conseguiu maioria absoluta, Entroncamento e Albufeira. Lembra que o Chega poderá ter um papel a criar maiorias em autarquias onde conquistou vereadores. Sorri ao falar do "fenómeno do Entroncamento". "O Chega não atingiu todos os seus objetivos", reconhece Ventura.
00.17 horas
Apoiantes de Pedro Duarte no Porto
00.16 horas
Nuno Melo destaca noite "muito feliz" para o CDS-PP
O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, classificou a noite eleitoral deste domingo como "muito feliz" para o partido, que conseguiu manter seis câmaras municipais e ganhar mais uma em coligação. No discurso do final de noite, num hotel da baixa do Porto, o líder centrista dirigiu-se àqueles que achavam que o CDS tinha acabado e pedir-lhes: "contem os votos, contem os autarcas, contem as câmaras municipais, desenganem-se". Leia mais aqui
Fotos: Pedro Correia
00.09 horas
Carneiro assume derrota no Porto em Braga
"Por 1700 não ganhamos o Porto e cerca de 300 Braga", afirmou o líder socialista, José Luís Carneiro, na reação aos resultados da noite eleitoral.
00:09 horas
PSD perde maioria absoluta na Póvoa de Varzim
Andrea Silva tornou-se na primeira mulher a ganhar a presidência da Câmara da Póvoa de Varzim, mantendo o domínio do PSD, que nos últimos 12 anos teve Aires Pereira ao leme da autarquia. Os sociais-democratas ganharam 11 das 12 freguesias do concelho e recolheram 40,55% dos votos (51,65% há quatro anos), insuficientes para manterem a maioria absoluta ao nível dos vereadores, com quatro mandatos em nove. Em coligação com o PAN e com o Livre, o PS liderou a "Aliança Poveira", mas o candidato João Trocado da Costa não conseguiu discutir a vitória, acabando a noite com 29,89% dos votos, equivalentes a três mandatos. O Chega cresceu muito relativamente às autárquicas de 2021, triplicando a votação, de 5,51% para 16,36%, o que lhe permitiu eleger dois vereadores, um feito histórico que coloca o partido de André Ventura na vereação pela primeira vez.
Texto: Nuno Amaral
Fotos: Artur Machado
00.05 horas
"O Partido Socialista cá está. Está presente em todo o país"
O líder do PS, José Luís Carneiro, salienta a subida no voto urbano e a conquista de cinco capitais de distrito. "Entramos no eleitorado mais exigente", explicou líder socialista. O Chega que prometia 60 câmara está em quinta posição atrás da CDU e do CDS, sublinhou Carneiro.
00.04 horas
PSD/CDS-PP ganha na Lourinhã que era PS desde 1976
A coligação PSD/CDS-PP conquistou a Câmara da Lourinhã, no distrito de Lisboa, nas eleições autárquicas e "roubou" aquela autarquia ao PS, que governava o concelho desde as primeiras eleições, em 1976. Leia mais aqui
00.03 horas
Socialista Luís Nobre reeleito em Viana do Castelo: "Obrigado por continuarem a acreditar"
O autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, do PS, foi reeleito este domingo, para um segundo mandato. Acaba de declarar vitória, com uma declaração no Facebook: "O PS mantém-se à frente da Câmara de Viana do Castelo. Uma vez mais, venceram as políticas humanistas, sustentáveis e de proximidade. O nosso maior compromisso continua a ser com todas e todos os vianenses para fazer do nosso concelho um território de excelência para viver, investir, estudar, descobrir e crescer. Obrigado por continuarem a ACREDITAR [lema de campanha]."
Texto: Ana Peixoto Fernandes
00.02 horas
Mortágua reconhece resultado "modesto" do BE mas faz "balanço positivo" das coligações
A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, reconheceu este domingo que, embora ainda faltem apurar resultados, o resultado dos bloquistas nestas autárquicas foi "modesto", mas faz um "balanço positivo" da integração em coligações à esquerda.
Leia mais aqui.
00.01 horas
Raimundo assume "resultado negativo" mas realça conquista de quatro novas autarquias
O secretário-geral do PCP reconheceu este domingo que o resultado da CDU nas eleições autárquicas foi negativo e a coligação ambicionava mais, mas considerou haver "elementos de resistência", como a conquista de quatro novas autarquias.
Leia mais aqui.
23.59 horas
Vila Nova de Poiares: Foi eleito presidente, calçou as sapatilhas e está a caminho de Fátima
O presidente eleito da Câmara de Vila Nova de Poiares, que conquistou o município ao PS pelo movimento Poiares a Sério (PSR), celebrou a vitória com uma peregrinação a Fátima, onde espera chegar antes das 12 horas de segunda-feira.
À Lusa, Nuno Neves disse que, depois de uma breve celebração com a equipa, decidiu ausentar-se, calçar umas sapatilhas, vestir uns calções e seguir a pé até Fátima. "Já fiz dez quilómetros desde que saí de casa. Foi uma promessa que tinha feito para mim mesmo, ainda para mais amanhã [segunda-feira] é o 13 de outubro e é um dia especial", contou.
Leia mais aqui.
23.57 horas
Ventura diz que Chega já ganhou câmaras e isso é "uma grande vitória"
O líder do Chega, André Ventura, considera que o facto de o partido ter vencido câmaras "é uma grande vitória" nestas eleições autárquicas, mas disse aguardar pelos resultados finais.
23.56 horas
Líder do PS/Madeira anunciou a demissão
O líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, anunciou este domingo a demissão na sequência dos resultados das eleições autárquicas, nas quais perdeu uma das três presidências de câmaras municipais que detinha. Como os "resultados ficaram aquém das expectativas", o líder socialista "assume as responsabilidades", vai convocar eleições internas em 15 dias, mas não vai recandidatar-se.
23.55 horas
PS arranca Viseu ao PSD
"Apresentamo-nos aos eleitorado de forma diferenciada", disse aos jornalistas João Azevedo, depois da vitória do Partido Socialista em Viseu, um bastião social-democrata e onde Fernando Ruas era recandidato. PS conquistou 42,08% dos votos, contra 41,90% do PSD.
23.47 horas
Júlia Fernandes (PSD) reeleita com maioria em Vila Verde
A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, foi este domingo reeleita para o cargo, com maioria absoluta, o que permite ao PSD ter cinco dos sete lugares do executivo municipal. Os restantes são divididos pelo PS e pelo Chega. Júlia Fernandes conseguiu 52,74 % (15.906 votos), avançando para o seu segundo mandato na liderança da autarquia, que desde 1997 é governada pelo PSD. O PS foi segundo, com 17,23 % (5.197 votos), elegendo o cabeça de lista, Filipe Silva, tal como aconteceu com o Chega, que teve 15,91 % (4.799 votos), o que lhe garantiu a eleição do deputado Filipe Melo, que liderava a candidatura em Vila Verde. Em termos de distribuição de mandatos, repete-se o resultado de há quatro anos, com cinco elementos do PSD, um do PS e um do Chega no executivo.
Texto: Ricardo Reis Costa
23.46 horas
Chega ganha em Albufeira e acaba com domínio do PSD
O Chega conquistou a Câmara de Albufeira, no distrito de Faro, ao vencer as eleições autárquicas no município, com 40,51% dos votos, destronando o PSD/CDS-PP, que geria o município há várias décadas, e foi segundo, com 32,30%. Deputado do Chega na Assembleia da República, Rui Cristina vai ser assim o próximo presidente da Câmara de Albufeira, depois de ter conseguido bater o social-democrata José Carlos Rolo, impedindo a sua reeleição para um novo mandato.
23.45 horas
CDS renova eleição em Ponte de Lima
Vasco Ferraz, do CDS-PP, foi reeleito para um segundo mandato como presidente da Câmara de Ponte de Lima, com 53.06% dos votos. Reforçou a votação e elegeu mais um vereador, num total de cinco. O movimento "Ponte de Lima Minha Terra (PLMT)" foi a segunda força mais votada, com uma percentagem de 14,96% e a eleição de um vereador. O PPD/PSD elegeu também um com 14,37% da votação.
Texto: Ana Peixoto Fernandes
23.45 horas
PSD mantém maioria absoluta na Feira
O PSD continua sólido no poder autárquico em Santa Maria da Feira. O social-democrata, Amadeu Albergaria, que assumiu a presidência da autarquia depois da saída de Emídio Sousa, é agora eleito nas urnas para a Câmara Municipal, renovando a maioria com sete vereadores e ultrapassando até a votação de há quatro anos. O PS é o perdedor destas eleições, fica sem um vereador e o Chega deverá conquistar um vereador.
"Temos agora uma enorme responsabilidade perante este resultado histórico", afirmou, ao JN, Amadeu Albergaria, referindo que os resultados (provisórios) que apontam para uma votação no PSD, para a Câmara, de 49,52%. Em 2021 tinha conseguido 48,9%. O autarca reitera que "superamos os resultados de há quatro anos, mantendo os sete vereadores". "Tivemos também uma vitória esmagadora nas juntas de freguesia, em muitas com maiorias absolutas". Diz que o PSD enfrentou "insinuações, calúnias e perseguições [por parte do Chega]". Mas, "o Chega elege um vereador, mas não deixa de não deixa de ser um pequeno partido em Santa Maria da Feira", afirmou.
O PS foi o perdedor da noite eleitoral. O candidato do PS, Márcio Correia assumiu publicamente "a derrota pesada para o partido". "Estávamos à espera de outros números para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e algumas freguesias. As pessoas optaram por continuar a ter o mesmo poder na Câmara, Assembleia e algumas freguesias., "Esperávamos mais", disse.
Texto e fotos: Salomão Rodrigues
23.44 horas
Luís Souto vence o irmão em Aveiro
A Coligação Aliança por Aveiro, do PSD/CDS/PPM, venceu as eleições para a Câmara de Aveiro, apurou o JN, derrotando o PS. Desta forma, Luis Souto venceu o irmão Alberto Souto. Segundo apurou o JN, Alberto já deu os parabéns ao irmão. Apesar de haver uma recontagem de votos na freguesia de Aradas, tudo indica que a maioria de Direita conseguiu quatro vereadores, os mesmos do PS, tendo o Chega conseguido um mandato.
Texto: João Paulo Costa
Fotos: Maria João Gala
23.44 horas
Direita ganha Beja pela primeira vez
Uma coligação composta por PSD, Iniciativa Liberal e CDS-PP encabeçada por Nuno Ferro fez história ao garantir a primeira vitória de sempre da direita numas eleições à Câmara Municipal de Beja, ao alcançar 31,1% e dois vereadores. Atrás, ficaram PS (26,8%) e CDU (22%), ambos igualmente com dois eleitos.
Texto: Pedro Emanuel Santos
23.41 horas
Arcos de Valdevez: Bastião do PSD elege social-democrata
Olegário Gonçalves, do PSD, foi eleito presidente da câmara de Arcos de Valdevez, com 58,67% dos votos. Conquistou cinco mandatos. O PS ficou em segundo com 23,91% da votação e elegeu dois mandatos. O social-democrata Olegário Gonçalves preside à autarquia desde a saída do autarca João Esteves, já no final do terceiro mandato, após eleição do atual Governo, para ocupar o cargo de Secretário de Estado do Ambiente. Arcos de Valdevez é um bastião do PSD. Gere a autarquia desde 1975.
23.38 horas
Luís Filipe Araújo eleito presidente da Câmara de Gondomar
Fotos: Leonel de Castro
23.35 horas
PS mantém maior número de Câmaras
Luísa Salgueiro que esteve à frente da Associação Nacional dos Municípios (ANMP) nos últimos quatros antecipou que o PS irá manter a maioria dos municípios do país. "Recuperámos grandes capitais de distrito. Recuperamos Faro, Bragança, Coimbra Évora e ainda não é certo Viseu. É decisivo que a ANMP possa continuar a ser presidida pelo PS. Quando mais reforçadas forem as competências das autarquias melhor o serviço as populações", adiantou. Sobre a possibilidade continuar a presidir à ANMP, não se quis comprometer. "Estou completamente realizada, o meu grande objetivo está feito", terminou.
Texto: Tiago Rodrigues Alves
23.34 horas
Luísa Salgueiro recebida em festa em Matosinhos
Fotos: Pedro Granadeiro
23.33 horas
Nós Cidadãos ganham duas câmaras
O partido Nós Cidadãos (NC) ganhou as autarquias de Belmonte (Castelo Branco) e Soure (Coimbra). Em Belmonte, o NC, com António Soares como cabeça-de-lista, conquistou a maioria (49,2% e três vereadores), contra um vereador para PS (23,5%) e outro da coligação PSD/CDS-PP (17,2%). Em Soure, o NC (37,8% e três vereadores) elegeu presidente Rui Fernandes. O PS (33,8%) também conseguiu três vereadores e PSD/CDS-PP/IL um.
Texto: Pedro Emanuel Santos
23.31 horas
Tudo em aberto em Setúbal
As projeções apontam para um empate técnico entre a independente Maria das Dores Meira e o candidato do PS Fernando José.
23.29 horas
Alexandre Almeida reeleito em Paredes
O socialista Alexandre Almeida foi reeleito na Câmara Municipal de Paredes.
23.29 horas
PSD com vitória folgada em Terras de Bouro mas perde um vereador
O PSD reelegeu este domingo Manuel Tibo como presidente da Câmara de Terras de Bouro, com uma vitória folgada, mas o PS conseguiu a eleição de um vereador, repondo a oposição no executivo camarário. A vitória social-democrata, que o JN já tinha noticiado, foi feita com 70,86 % (3.317 votos), o que permite a Manuel Tibo avançar para o seu terceiro mandato na liderança do município. No entanto, ao contrário do que aconteceu no ciclo autárquico que agora termina, terá oposição. O PS conseguiu eleger Diogo Carrasqueiras Pereira, que obteve 18,46% (864 votos). Será o único vereador da oposição, uma vez que nem Chega (6,77%) nem CDU (1,32%) conseguiram eleger. Em 2021, o PSD venceu as eleições com 76,08% dos votos, ficando com os cinco mandatos do executivo municipal.
Texto: Ricardo Reis Costa
23.28 horas
António Barbosa, do PSD, reeleito para terceiro mandato em Monção
O presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, do PSD, foi reeleito este domingo, com quase 66,47% dos votos. Elegeu 6 mandatos. Detinha 5 até agora. O PS obteve 22,14% da votação e elegeu 1, menos 1 do que neste mandato.
Texto: Ana Peixoto Fernandes
23.27 horas
Emanuel Magalhães (PSD) é o novo presidente da Câmara de Amares
O candidato do PSD, Emanuel Magalhães, venceu as eleições autárquicas deste domingo e é o novo presidente da Câmara Municipal de Amares, mas sem maioria. A candidatura social-democrata conseguiu 36,28% e obteve três mandatos, tendo o PS (36,28%) conseguido dois e os restantes sido divididos pelos movimentos independentes Renascer Amares (17,23%) e Amar e Servir Amares (9,11%). O Chega (6,75%) e a CDU (1,43%), que também concorreram, não conseguiram eleger vereadores. Além de Emanuel Magalhães, o PSD elege Cidália Abreu e João Januário Barros. Pelo PS entram Pedro Costa e Delfim Rodrigues. Os cabeças de lista do Renascer Amares (Álvaro Silva) e do Amar e Servir Amares (Rui Tomada) também serão vereadores. O atual presidente da Câmara de Amares é Manuel Moreira, eleito por uma coligação PSD/CDS-PP, que não se podia recandidatar por limitação de mandatos.
Texto: Ricardo Reis Costa
23.24 horas
PSD vence Portalegre com maioria; PSD ganha Vendas Novas
Fermelinda Carvalho (PSD) voltou a ganhar a câmara municipal de Portalegre, desta vez com maioria absoluta, tendo conseguido eleger mais três vereadores, num total de seis, face às autárquicas de 2021. O PS elegeu um deputado e a Candidatura Livre Independente por Portalegre (CLIP), perdeu os dois vereadores que tinha. O PSD venceu com 51,47% a Câmara Municipal de Vendas Novas, tendo eleito quatro vereadores, conta um do Partido Socialista, que governa o concelho hÁ 12 anos.
Texto: Ana Luísa Delgado
23.23 horas
PSD vence Guimarães 36 anos depois
Ao fim de 36 anos, a Câmara de Guimarães deixa de ser governada pelo PS. A coligação PSD/CDS, de Ricardo Araújo, elegeu seis vereadores, o PS ficou pelos quatro e o Chega colocou um vereador no Executivo vimaranense.
Texto: Rui Dias
23.20 horas
Festejada reeleição de Luís Nobre em Viana do Castelo. Chega elege um vereador
O PS já festeja com buzinadelas, na cidade de Viana do Castelo, a reeleição do autarca socialista, Luís Nobre. A contagem final do site do MAI ainda não está encerrada, mas o PS vai à frente com larga margem em relação à AD. O Chega garantiu, pela primeira vez, a eleição de um vereador.
Texto: Ana Peixoto Fernandes
23.19 horas
CDU reconquista Montemor-o-Novo
A CDU venceu a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, tendo eleito Carlos Pinto de Sá, anterior presidente da câmara municipal de Évora, reconquistando assim um dos seus antigos bastiões, que há quatro anos tinha perdido para o PS.
Texto: Ana Luísa Delgado
23.15 horas
PS vence Câmara de Vieira do Minho com maioria absoluta
O candidato do PSD à presidência da Câmara de Vieira do Minho, distrito de Braga, também vice-presidente no executivo cessante, considerou "inesperada e contundente" a derrota nas autárquicas de hoje, ganhas no município pelo PS, com maioria absoluta.
"Não estava à espera deste resultado que é contundente. Mas o povo é soberano e temos de respeitar o seu voto. Tivemos melhores resultados nas freguesias, o que leva a crer que as pessoas diferenciaram o voto nas freguesias do voto para a Câmara e Assembleia Municipal", disse Afonso Barroso, em declarações à agência Lusa. O PS, liderado por Filipe Oliveira, elegeu quatro vereadores e o PSD três, invertendo os resultados verificados há quatro anos.
23.13 horas
PS rompe com 28 anos de império do PSD em Bragança
O PS venceu, este domingo, a Câmara de Bragança, terminando com 28 anos de liderança do PSD. Em comunicado enviado à Lusa, o candidato do PSD e atual autarca, Paulo Xavier, disse aceitar com "serenidade e respeito" a votação dos brigantinos.
"Tenho a consciência tranquila de quem sempre deu o melhor de si, com honestidade, empenho e sentido de serviço público. Cada obra feita, cada melhoria alcançada, cada projeto concretizado, teve sempre um único objetivo: o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento do nosso concelho. Saio com o sentimento de dever cumprido, mas também com a certeza de que muito mais está para acontecer. Deixo inúmeros projetos preparados - alguns já com financiamento garantido, outros prontos para candidatura", acrescentou.
23.08 horas
Já se festeja a reeleição de Mário Constantino em Barcelos
Foto: Nuno Dantas
Em Barcelos, já se festeja a reeleição de Mário Constantino como presidente da Câmara Municipal. Quando ainda faltam apurar 17 freguesias, o candidato da coligação Barcelos Mais Futuro (PSD/CDS/BTF) leva grande vantagem e está a um passo de garantir um novo mandato à frente do município, após uma noite eleitoral que confirmou a preferência dos barcelenses pela continuidade do projeto iniciado em 2021.
Os festejos já começaram junto a uma unidade hoteleira local, onde a coligação está reunida, com dezenas de apoiantes a celebrarem a vitória ao som de buzinas, bandeiras e aplausos. A contagem dos votos ainda decorre nalgumas freguesias, mas os resultados já conhecidos confirmam uma vantagem confortável da coligação Barcelos Mais Futuro, assegurando a reeleição do atual presidente.
Texto: Nuno Dantas
23.07 horas
AD conquista Câmara de São João da Madeira ao PS
A coligação PSD /CDS PP "A melhor cidade do país" venceu as eleições autárquicas em São João da Madeira. João Oliveira será assim o novo presidente da Câmara Municipal, sucedendo ao socialista Jorge Sequeira. O PS alcançou 45,13% (4953 votos), seguido do PS com 40,23% com 4415 votos. O Chega conseguiu 868 votos com 7,91%.
Texto: Salomão Rodrigues
23.04 horas
OCP conquista câmara ao PS em Caminha por 30 votos
A coligação "O Concelho em Primeiro" venceu as eleições em Caminha, derrubando o PS, que liderava a autarquia com Rui Lages. A social-democrata Liliana Silva venceu com 43,34 % da votação (4579 votos) e conquistou quatro mandatos. Numa diferença de 30 votos em relação ao PS, ficou com três eleitos e 43,05% da votação (4549). Rui Lages, presidia à câmara de Caminha desde a saída de Miguel Alves para o Governo em pleno mandato.
Texto: Ana Peixoto Fernandes
23.03 horas
Reguengos de Monsaraz continua PSD
Marta Prates mantém a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, com a vitória do Partido Social Democrata (41,12% dos votos e três vereadores).
Texto: Ana Luísa Delgado
23.01 horas
CDS segura Oliveira do Bairro
O CDS manteve a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro), através de Duarte Novo. Os centristas chegaram aos 45,4%, menos uma décima do que em 2021 (45,5%), chegando à maioria com quatro vereadores contra três do PSD (33,6%).
Texto: Pedro Emanuel Santos
22.51 horas
CDU ganha Sines ao PS
O PS perdeu a Câmara de Sines (distrito de Setúbal) para a CDU (40,7%). Os socialistas ficaram pelo terceiro lugar (16,6%), atrás de uma lista de independentes que chegou aos 23,3%. O novo presidente é Álvaro Bejinha. Apesar da vitória, a CDU não conseguiu maioria de vereadores no executivo, somente três, para dois dos independentes do MAIS, um do PS e outro da coligação PSD/CDS-PP.
Texto: Pedro Emanuel Santos
22.47 horas
Luísa Salgueiro aplaudida
Luísa Salgueiro chegou agora à sede de campanha e é recebida em euforia com muitos aplausos e gritos de "PS, PS, PS". É notória a satisfação da candidata que, tudo indica, se prepara para cumprir mais um mandato.
22.47 horas
Comunistas perdem Grândola e Alcácer do Sal para o PS
As Câmaras Municipais de Grândola e Alcácer do Sal, bastiões comunistas do distrito de Setúbal, passou este domingo para o Partido Socialista, com a vitória de Luís Manuel Rodrigues Vital Alexandre.
Texto: Sara Gerivaz
22.44 horas
Festa de Luís Filipe Menezes em Gaia
Veja mais:
Leia também Dezenas de câmaras com contagem fechada. Empate técnico nas grandes cidades