Santa Casa da Misericórdia de Lisboa terá disponíveis 20 camas sociais
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa terá 20 camas sociais no Hospital de Sant’Ana, na Parede, para acolher doentes que estejam internados nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) sem necessidade. Até agora, segundo o Governo, foram encaminhadas cerca de 1000 pessoas para o setor social e solidário.
Corpo do artigo
“Estão finalmente criadas as condições para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estabelecer o protocolo com o Ministério da Saúde e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, por forma a poder vir a receber utentes com 'altas sociais' enviados por hospitais do SNS para o Hospital de Sant’Ana, que terá capacidade para acolher, simultaneamente, mais de 20 pessoas em internamento social”, assegurou fonte da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em resposta ao JN, o que deverá acontecer dentro de dois meses.
Recorde-se que, na semana passada, o Governo anunciou um alargamento da portaria que estabelece as condições para o encaminhamento de doentes que têm alta mas que continuam internados nos hospitais, por não terem autonomia ou uma rede de suporte familiar, para estruturas sociais. Este alargamento passou a incluir a possibilidade de recorrer ao setor privado quando as vagas estiverem esgotadas no setor social e solidário.