Os norte-americanos Timothy Ray Brown e Craig Spencer partilham histórias de sucesso clínico e o sentimento de se sentirem culpados por terem escapado entre milhares de pessoas vítimas de VIH e ébola.
Corpo do artigo
As suas histórias marcaram as X Jornadas de Atualização em Doenças Infecciosas, que decorreram na Culturgest, em Lisboa.
Timothy Ray Brown, nascido em 1966, ganhou fama no mundo da medicina por se ter tornado no primeiro doente curado da infeção VIH. O tratamento aplicado a cinco pacientes apenas resultou nele, que assim se conseguiu livrar, vai para oito anos, do vírus diagnosticado em 1995.
Craig Spencer, que contraiu ébola aos 33 anos na Guiné Conacri, onde esteve a trabalhar em setembro de 2014, integrando as equipas dos Médicos Sem Fronteiras, descobre que tem a doença em Nova Iorque, uma semana depois do regresso, gerando o pânico entre a população. Tinha andado de metro, de táxi, visitara um parque, estivera com familiares e com a noiva. Após três semanas de tratamento, foi dado como curado.
As histórias das epidemias são sempre inquietantes, lembrou o diretor-geral da Saúde, Francisco George, na apresentação de um dos painéis. Como a do vírus "zika, de que se fala agora". Em Portugal, diagnosticaram-se já seis casos importados, nenhum deles em grávidas.