Sernancelhe recebe reunião com dois ministros e 27 autarcas sobre prejuízos e apoios
O município de Sernancelhe é anfitrião de uma reunião com dois ministérios e 27 concelhos afetados pelos incêndios para abordarem prejuízos e medidas de apoio.
Corpo do artigo
A reunião, com início pelas 10 horas, foi promovida pelo Ministério da Economia e Coesão Territorial e pelo Ministério da Agricultura e Mar, e além da presença dos dois ministros, Manuel Castro Almeida e José Manuel Fernandes, respetivamente, marcam também presença secretários de Estado.
Assim, estão presentes a secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes; do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, e das Florestas, Rui Ladeira.
No decorrer de hoje de manhã, em Sernancelhe, confirmaram 27 municípios, "poderá, eventualmente, aparecer mais algum" e estão, na sua "maioria, os presidentes, mas há casos em que enviaram um representante, disse à agência Lusa fonte da organização.
A reunião é, "essencialmente, para ouvir os autarcas e conhecer os prejuízos" provocados pelos incêndios dos últimos dias e "adiantar que haverá apoios" que deverão ser aprovados esta tarde em Viseu, em Conselho de Ministros extraordinário.
Assim, do distrito de Viseu estão Sernancelhe, Penedono, São João da Pesqueira, Tabuaço, Tarouca, Moimenta da Beira e Cinfães.
Do distrito de Vila Real estão Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Mondim de Basto, Montalegre, Ribeira da Pena e Sabrosa.
De Bragança marcam presença Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Torre de Moncorvo, Vinhais,
Do distrito da Guarda está Vila Nova de Foz Coa, e os Municípios de Paredes e Penafiel, do distrito do Porto.
Do distrito de Viana do Castelo deslocaram-se a Sernancelhe os autarcas de Arcos de Valdevez, Monção, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Viana do Castelo.