Um Trimaran 100% sustentável - e tão inovador que apenas existem sete barcos com estas características em todo o Mundo - estará disponível para visitas este domingo na Marina de Cascais, de onde partirá segunda-feira para uma viagem de três semanas pelas costas de cinco países, com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade urgente de se proteger os oceanos da poluição, nomeadamente do excesso de plásticos.
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O trimaran pertence à Fundação KRESK 4 OCEANS e, depois da costa portuguesa, vai percorrer o Mediterrâneo para sensibilizar para o tema da poluição dos oceanos. Esta segunda-feira, Dia da Europa, Cascais será o ponto de partida para uma missão de sensibilização que vai passar pelas cidades de Barcelona, Marselha, Génova e Túnis Cartágo e que termina a 30 de maio.
A fundação KRESK 4 OCEANS foi criada exatamente com o objetivo de desenvolver ações que contribuam para a Década da Ciência dos Oceanos, um programa estabelecido pela UNESCO para 2021-2030, que tem como objetivo número um promover um oceano limpo.
Miguel Lacerda, padrinho honorário português da missão, que há mais de 20 anos que se dedica à luta contra a poluição dos oceanos, tendo já feito 19 travessias atlânticas para recolha de lixo marítimo, assinala a mudança de mentalidades que têm vindo a verificar-se gradualmente, relembrando um episódio, que hoje seria caricato, quando em 1981, com um grupo de amigos, organizou a primeira ação subaquática para remoção de lixo marinho na baía de Cascais.
Quando chegámos à praia, com todo o lixo removido do fundo do mar, fomos abordados por um agente que nos questionou sobre a razão de estarmos a trazer o lixo do mar para terra
"Quando chegámos à praia com todo o lixo removido do fundo do mar fomos abordados por um cabo-de-mar (hoje polícia marítima). O agente questionou-nos sobre a razão de estarmos a trazer o lixo do mar para terra e perguntou porque estávamos a conspurcar a praia? E, sob ameaças, ainda nos apelidou de porcos e 'fritados' da cabeça", conta ao JN.
Bem-disposto, assinala a tal mudança de mentalidades - "Já somos bem recebidos (com palmadinhas nas costas) e até nos chamam ambientalistas" - mas assegura que, por outro lado," hoje há muito mais lixo no mar".
E esta realidade que obriga a pensar seriamente na temática. Dizem as estatísticas que todos os anos são produzidas, em média, 300 milhões de toneladas de plástico e que, dessas, 8 a 12 milhões acabam nos oceanos. Dados alarmantes que indicam que, se nada for feito, a fauna e flora marinhas estarão irremediavelmente comprometidas.
Basta mergulhar num qualquer porto comercial ou de pesca nacional para percebermos a situação a que chegámos
Apesar de, como o próprio diz, "conhecer muitas realidades por esse Mundo fora", Miguel Lacerda destaca que não é preciso ir muito longe para perceber a extensão do problema. "Basta mergulhar num qualquer porto comercial ou de pesca nacional para percebermos a situação a que chegámos", alerta.
Por sua vez, Benoit Beyls,CEO da KRESK Cosmetics, explica que a fundação tem três níveis de atuação: "Em terra, o mote Reduce4Ocean tem o intuito de prevenir que o plástico nunca chegue ao oceano e criar redes locais para a transformação do mesmo. No mar, a Sail4Oceans, para ajudar a proporcionar um melhor entendimento de poluentes e contaminantes, e junto do homem com o programa Educate4Ocean, que visa sensibilizar e educar as gerações futuras e o público em geral sobre a importância da preservação do nosso património".
É neste terceiro nível que esta viagem pelo Mediterrâneo se inclui. A missão tem a duração de três semanas e, segundo Benoit Beyls, as datas não foram escolhidas aleatoriamente. "O ponto de partida é Cascais, no Dia da Europa, e passa por França no Dia Europeu do Mar", explica.
o resultado final foi "um trimaran de linhas limpas, design futurista e com um casco múltiplo, capaz de "voar" a alta velocidade. Mesmo não tendo motor
E como toda a temática vai de encontro ao ambiente, a escolha da embarcação não podia também destoar. "Este trimaran representa o futuro e foi construído com o objetivo da sustentabilidade em mente", sublinha o CEO da KRESK Cosmetics, acrescentando que "foram necessários 40 meses de construção, 150 mil horas-homem - unidade, convencionada e subjetiva, que mede a quantidade de trabalho realizada por um trabalhador médio durante uma hora -, para se chegar ao resultado final".
E o resultado final foi "um trimaran de linhas limpas, design futurista e com um casco múltiplo, capaz de "voar" a alta velocidade. Mesmo não tendo motor", conclui o responsável.