A iniciativa, que rendeu 500 mil euros em descontos, já permitia essa opção. Até setembro, as verbas angariadas vão reforçar a solidariedade social.
Corpo do artigo
O projeto-piloto de devolução de garrafas de plástico vazias em máquinas automáticas a troco de talões de desconto nos supermercados permitiu a reciclagem de 12 milhões de embalagens em menos de um ano. Em contrapartida, as trocas renderam aos consumidores 500 mil euros em compras, bem como a doação de 10 mil euros a instituições de solidariedade social. O programa arrancou em março do ano passado e, atingidos os objetivos ambientais, entra agora numa nova fase na qual "a vertente social ganha um novo protagonismo".
Desde ontem e até meados de setembro, todas as verbas angariadas terão como destino 23 instituições que apoiam causas sociais ou ambientais, previamente selecionadas online pelos consumidores. O objetivo é simples: "testar soluções de retoma em diferentes contextos" que permitam "a aquisição de experiência para a definição e operacionalização do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio".
De acordo com o Ministério do Ambiente, nos últimos 11 meses, em média, foram depositadas 39 mil embalagens por dia nas 23 máquinas automáticas espalhadas de norte a sul do país, das quais 66% tinham uma capacidade acima dos 0,5 litros. Contas feitas, cerca de 350 toneladas de plástico PET (Politereftalato de Etileno) foram enviados para reciclagem e transformadas "em novas garrafas de bebidas, promovendo a circularidade de materiais".
"Este projeto apoiado pelo Fundo Ambiental termina em setembro, não estando previsto o alargamento, até pela sua natureza de projeto-piloto, que pretende contribuir para a preparação do futuro sistema de depósito", adiantou ao JN o Ministério do Ambiente.
Denominado "Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!" e orçado em 1,7 milhões de euros, o projeto-piloto foi criado com a intuito de promover a adoção de comportamentos sustentáveis, premiando o consumidor pela devolução das embalagens através de talões de descontos nas compras.
A recompensa depende da capacidade da embalagem reciclada: dois cêntimos por cada garrafa de plástico, até meio litro, e cinco cêntimos para as restantes embalagens, até aos dois litros. Até então, os valores arrecadados podiam ser utilizados em compras, na loja onde as garrafas foram entregues, ou doados a uma instituição de solidariedade social.