A vacinação contra a gripe a covid arranca no dia 29 e com a participação das farmácias. Para a imunização em simultâneo são elegíveis os utentes com 60 ou mais anos de idade. Bem como aqueles que têm doenças de risco associadas. Os primeiros devem agendar na farmácia, os segundos serão convocados.
Corpo do artigo
Quem pode ser vacinado?
A novidade, na campanha deste ano, é que passam a ser elegíveis para vacinação contra a gripe os utentes com 60 ou mais anos de idade (antes era a partir dos 65). Para vacinação contra a covid e a gripe são considerados todos os utentes com 60 ou mais anos de idade. Os utentes abaixo daquela faixa etária mas com doenças de risco associadas – como sejam insuficiência cardíaca ou neoplasia maligna ativa – são também considerados.
Onde decorre a vacinação?
Neste ano, as farmácias, que já apoiam o SNS na vacinação contra a gripe, irão também imunizar contra a covid; no caso, os utentes com 60 ou mais anos. De acordo com os esclarecimentos prestados ao JN pela Direção-Geral da Saúde (DGS), “para vacinação nas farmácias comunitárias, os utentes com 60 ou mais anos de idade devem realizar o agendamento da vacinação diretamente numa farmácia ou na plataforma online disponível para o efeito, divulgada pelas associações de farmácias”. Já os utentes com menos de 60 anos e comorbilidades ficarão a cargo dos centros de saúde. Explicando a DGS que “existirá convocatória ativa das pessoas com comorbilidades de risco até aos 60 anos de idade pelas unidades de saúde do SNS”.
A vacinação decorre por fases?
No ano passado, recorde-se, a vacinação começou pelos mais de 80 anos. Agora, informa a DGS, “a vacinação por idades e por comorbilidades será realizada em paralelo”. A tutela, recorde-se, anunciou já que o processo de imunização de mais de três milhões de pessoas terá início no próximo dia 29 de setembro. Mais tarde do que no ano passado, uma vez que se aguardava a decisão da Agência Europeia do Medicamento (EMA), conhecida no final de agosto, sobre as vacinas adaptadas.
Haverá vacinação nos lares?
A vacinação dos residentes em lares – incluídos logo nas primeiras fases de vacinação quando se produziram as primeiras vacinas – está assegurada, não se sabendo, no entanto, se a imunização será realizada pelas equipas de saúde internas, quando as existam, ou se pelos centros de saúde. Os profissionais que ali trabalham estão, também, incluídos, fez saber a DGS. Referindo, ainda, que profissionais de saúde serão vacinados.
As vacinas contra a covid chegam a tempo?
A DGS garante, por escrito, que “a vacina adaptada será distribuída de acordo com o calendário previsto, por forma a garantir a campanha de vacinação”. Em causa, explique-se, está uma vacina adaptada à variante ómicron XBB1.5, recentemente aprovada pela EMA.