
Provas realizaram-se em todas as escolas de 1.º ciclo, públicas e privadas
Foto: Artur Machado / Arquivo
Um quarto dos alunos do 2.º ano de escolaridade apresenta "riscos acrescidos" de dificuldades futuras na leitura, já que apenas leem corretamente 51 palavras por minuto, quando a média é de 75, dentro dos parâmetros internacionais. As conclusões estão plasmadas no relatório divulgado pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), nesta quinta-feira, acerca da compreensão leitura dos mais novos. Ministério da Educação está a preparar medidas para reforçar estas competências.
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Os resultados do relatório "Diagnóstico de Fluência Leitora 2025" indicam que os alunos do 2.º ano apresentam um desempenho médio de 75 palavras lidas corretamente num minuto, enquanto a referência internacional aponta para um intervalo de 70 a 130 palavras. Contudo, cerca de 25% do total de 92 813 estudantes que realizaram o diagnóstico ficou-se apenas pelas 51 palavras lidas corretamente num minuto, concluindo-se que apresentam "riscos acrescidos de dificuldades futuras de compreensão leitora".


