A Direção-Geral da Saúde deu orientações às Administrações Regionais da Saúde (ARS) e respetivas equipas de vacinação para se administrar vacinas contra a gripe a cidadãos dos grupos de risco não incluídos na vacinação gratuita, inserindo, por exemplo, pessoas com menos de 65 anos.
Corpo do artigo
Os Centros de Saúde estão a oferecer a vacina gratuitamente à população em geral. Em causa está o facto de muitos utentes terem optado pela vacinação paga nas farmácias, por receio que faltassem doses ao SNS. O resultado foi uma quantidade de vacinas, já adquiridas pelo Governo, que ficaram sem destinatário. Por cada dose adquirida, o Governo paga dois euros e meio.
A campanha de vacinação contra a gripe iniciou a 28 de setembro de 2020. Para vacinação nas farmácias não é necessária receita médica.
A situação não se verifica em todos os concelhos. Em Penafiel, o Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega II ainda tinha stock no final de dezembro: aproximadamente 900 doses. A Unidade de Saúde Familiar de Torrão, na Lousada, também anunciou, a 22 de dezembro, que ainda tinha doses para vacinação.
Marcelo acusa ministra
Marcelo Rebelo de Sousa acusou a ministra da Saúde, Marta Temido, de enganar os portugueses quando garantiu que haveria vacinas contra a gripe para todos. Por sua vez, a ministra terá assegurado ao Presidente da República de que não haveria escassez de vacinas.
Apesar do apelo à vacinação feito por Marta Temido, Graça Freitas, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, o Governo apenas adquiriu 2,1 milhões de doses da vacina, o que não terá sido suficiente para assegurar os grupos de risco.