Vários distritos do país, sobretudo do Norte e Centro, despertaram, durante a madrugada deste sábado, com chuva intensa e trovões.
Corpo do artigo
Trovoadas fortes e chuva abundante não deram descanso durante a noite de sexta-feira e a madrugada de hoje. Nas redes sociais, são várias as partilhas de imagens e vídeos captados por quem foi acordado pelo espetáculo dos céus, com particular incidência no Minho, Trás-os-Montes e áreas do litoral.
https://www.facebook.com/MeteoTrasOsMontes/videos/688310609032841/
https://www.facebook.com/MeteoTrasOsMontes/videos/850945695903702/
1586165087739387904
Mais de duas centenas de ocorrências
Por causa da chuva e da trovoada, registaram-se entre as 0 e as 12 horas em todo o país 201 ocorrências, que envolveram 620 operacionais e 227 meios terrestres.
Grande parte das ocorrências deveu-se a pequenas inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa (147), tendo ocorrido também sete movimentos de terra, disse à Lusa o oficial de operações do comando nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Alberto Fernandes. Os distritos de Lisboa (62 ocorrências), Porto (42) e Leiria (28) foram os mais afetados.
As ocorrências não provocaram vítimas, nem danos.
Trovoada continua durante o dia
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para este sábado, no continente, são esperados aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e vento de sul. As temperaturas vão baixar ligeiramente em todo o território.
Nas regiões Norte e Centro, o céu estará muito nublado, com chuva que diminuirá de frequência e intensidade no litoral a partir do fim da manhã, persistindo nas regiões do interior até ao fim da tarde. Espera-se trovoada sobretudo junto à costa.
No Sul, onde as nuvens também não vão dar descanso, o IPMA prevê aguaceiros, pouco prováveis no interior do Baixo Alentejo e no Algarve, e trovoada, em especial no Alto Alentejo durante a tarde.