Palácio Real espanhol chegou a confirmar, esta terça-feira, que o presidente ucraniano estaria em Madrid esta sexta-feira. Nuno Melo afirmou que a visita a Lisboa estava “a ser preparada”, sem anunciar uma data.
Corpo do artigo
O Palácio Real espanhol anunciou hoje, com uma antecedência inédita, que o presidente ucraniano seria recebido pelo rei Felipe VI esta sexta-feira em Madrid, naquela que seria a primeira visita oficial de Volodymyr Zelensky a Espanha – embora o líder de Kiev tenha estado em Granada, em outubro, na cimeira da Comunidade Política Europeia, no âmbito da presidência espanhola da UE. Também hoje, o ministro da Defesa português, Nuno Melo, confirmou que a visita de Zelensky a Portugal estava “a ser preparada”, sem avançar uma data. A SIC Notícias avançou, contudo, ao final do dia, que a deslocação aos dois países foi cancelada pelo presidente ucraniano, que justificou, segundo a CNN Portugal, com o agravar da situação interna na Ucrânia.
Sendo conhecidas as regras de segurança que envolvem as deslocações do presidente ucraniano ao exterior, com a chegada de Volodymyr Zelensky em cada visita oficial a ser habitualmente anunciada poucas horas antes, afigurou-se como inesperada a declaração de hoje do Palácio da Zarzuela, que anunciava o encontro do chefe de Estado ucraniano com o rei espanhol para a próxima sexta-feira, numa audiência que antecederia um almoço no Palácio Real.