Saúde

Há mais dois casos suspeitos de hepatite aguda infantil em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de hepatite aguda infantil em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de hepatite aguda atípica infantil em Portugal. A informação foi avançada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, em declarações à RTP. No total, contam-se já seis casos suspeitos.

O governante adiantou que as duas novas suspeitas, à semelhança dos quatro anteriores, não representam uma forma grave da doença. Lacerda Sales frisou que, embora não haja "nenhum caso confirmado em Portugal", os centros de saúde e os hospitais têm equipas "sempre prontas" para o caso de haver alguma necessidade.

"A Direção-Geral de Saúde já reportou seis casos de hepatite atípica. Estão a ser vigiados. Estes processos são complexos que exigem análises laborais, também complexas. Por exemplo, uma das análises é para um dos vírus que é o Adenovírus, do tipo A, que é um vírus essencialmente respiratório, mas também algumas reações gastrointestinais", explicou António Lacerda Sales.

Como forma de precaução, a DGS recomenda o reforço das medidas de proteção individual. É o caso da higiene das mãos, a etiqueta respiratória, o arejamento e ventilação dos espaços interiores ou a limpeza e desinfeção frequente de equipamentos e superfícies.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG