Os 192 Estados membros da ONU votam, amanhã, terça-feira,para renovar cinco dos 10 lugares não permanentes do Conselho de Segurança.
Corpo do artigo
O que é?
O Conselho de Segurança das Nações Unidas é um órgão com responsabilidades sobre a segurança mundial. O órgão tem o poder de autorizar uma intervenção militar em algum país. Todos os conflitos e crises políticas do mundo são tratados pelo conselho, para que haja intervenções militares ou missões de paz.
Quantos membros tem?
O Conselho de Segurança é composto por 15 membros, sendo cinco permanentes: EUA, França, Reino Unido, Rússia e República Popular da China. Cada um destes membros tem direito de veto. Os outros 10 membros são rotativos e têm mandatos de dois anos, iniciando-se a 1 de Janeiro. Cinco são substituídos a cada ano.
Eleição dos 10 membros
Os membros são escolhidos por grupos regionais: África, Américas, Ásia e Europa Ocidental (elegem dois cada) e Leste Europeu (elege um). A última posição é alternadamente, cada dois anos, da Ásia ou da África, Actualmente é da Ásia.
Actuais membros eleitos
Os membros eleitos actuais são: Bósnia e Herzegovina, Brasil, Gabão, Líbano, Nigéria, Áustria, Japão, México, Turquia e Uganda. Estes últimos cinco vão ver os seus mandatos terminados a 31 de Dezembro próximo.
Votação
Uma resolução do Conselho de Segurança é aprovada se tiver a maioria de nove dos 15 membros. Um voto negativo de um membro permanente configura um veto à resolução.