O Jogo ao Vivo

Exclusivo

Proposto Serviço Nacional de Cuidados e licença para cuidadores

Proposto Serviço Nacional de Cuidados e licença para cuidadores

A Iniciativa Legislativa Cidadã, lançada este sábado, no Porto, propõe a criação de um Serviço Nacional de Cuidados que estabeleça os cuidados como um direito social universal e uma responsabilidade coletiva. A campanha "Direito ao Cuidado, Cuidado com Direitos" tem ainda mais dois objetivos: a proteção laboral dos profissionais que prestam cuidados, como amas e trabalhadores de lares, e a criação de uma licença de cuidados.

Uma das ideias da Iniciativa Legislativa Cidadã é a criação de um Serviço Nacional de Cuidados que estabeleça os cuidados como um direito universal. "Apontando para a criação de estruturas que permitam assegurar direitos e garantias aos cuidadores e para que as pessoas cuidadas possam escolher o tipo de cuidados e de assistência que querem ter", afirma Andrea Peniche, representante da campanha "Direito ao Cuidado, Cuidado com Direitos".

Assegurar direitos laborais plenos aos profissionais dos cuidados é "fundamental" para, deste modo, proteger os trabalhadores como as amas da Segurança Social e os trabalhadores dos lares, por exemplo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG