Exclusivo

Vacinação já não salva 2.º período letivo de isolamentos

Vacinação já não salva 2.º período letivo de isolamentos

Crianças dos 5 aos 11 anos vão ter esquema vacinal completo até março e, 14 dias, depois poderão livrar-se dos isolamentos. Miúdos não vacinados com menos de 12 anos continuarão isentos de testes.

O calendário de vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos, apresentado esta sexta-feira pelo Governo e Direção-Geral da Saúde e que pode consultar aqui, não salvará o segundo período escolar dos constantes isolamentos profiláticos para a maioria dos alunos daquele grupo etário. Mesmo depois de completo o esquema vacinal, será necessário esperar 14 dias para que a norma que evita o isolamento dos vacinados em caso de contacto de risco possa ser aplicada. E também é necessário que a situação epidemiológica melhore.

A vacinação começa no próximo fim de semana para os miúdos de 11 e 10 anos - o auto agendamento abre na segunda-feira - e prolonga-se até meados de janeiro, de forma descendente até aos cinco anos. A segunda dose vai decorrer entre 5 de fevereiro e 13 de março. Assim, as crianças de 10 e 11 anos poderão começar a livrar-se dos confinamentos a partir de 20 de fevereiro (14 dias depois da segunda dose), alguns dias antes da pausa da Páscoa (começa a 11 abril), mas quem tomar a primeira dose em meados de janeiro já não salva o segundo período dos isolamentos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG