Corpo do artigo
Nem todas as pessoas vítimas de uma tragédia podem queixar-se. Algumas viram o seu país ser invadido, outras iam para uma semana de diversão ou apenas para o trabalho, mas ainda há espaço para denúncias.
Incidentes com armas de fogo nos Estados Unidos da América não são novidade: o país é responsável por aproximadamente 40 mil mortes por ano, incluindo suicídios, de acordo com o website do Arquivo da Violência Armada. Desta vez, foi a cidade de Brooklyn, em Nova Iorque, a viver momentos de terror. Pelo menos 16 pessoas ficaram feridas na sequência de um tiroteio no metro, tendo sido encontradas pelas autoridades vários explosivos não detonados. O suspeito já foi identificado, mas ainda se encontra em fuga.
Ainda na sequência de episódios com armamento, Vladimir Putin fez esta terça-feira aquilo que considera ser uma atualização da situação da guerra na Ucrânia. O presidente da Rússia marcou presença numa cerimónia no cosmódromo de Vostochny e garantiu que o conflito com o país vizinho "era inevitável" e "uma questão de tempo". "A Ucrânia começou a ser transformada numa força antirrussa, surgindo ali os rebentos do nacionalismo e do neonazismo, que já lá estavam há muito tempo. O principal objetivo é ajudar o povo de Donbass, que reconhecemos, algo que fomos forçados a fazer porque as autoridades de Kiev, pressionadas pelo Ocidente, recusaram-se a implementar os acordos de Minsk com vista a uma resolução pacífica dos problemas na região. O neonazismo aumentou e o confronto da Rússia com essas forças era inevitável", disse, citado pela Tass.
A guerra na Ucrânia tem trazido várias consequências, sobretudo económicas, para o Mundo e Portugal não escapou. No prazo de 12 meses, a taxa Euribor subiu esta terça-feira, ao ser fixada em 0,005%, pela primeira vez positiva desde 5 de fevereiro de 2016 e mais 0,035 pontos do que na segunda-feira, contra o atual mínimo de sempre, de -0,518%, verificado em 20 de dezembro de 2021.
Continuando em Portugal, foi um dia atribulado para o nosso país. A Igreja volta a estar no centro de uma polémica relativa a abusos sexuais, com a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa ter recebido 290 testemunhos num período de três meses. Foram enviados para o ministério Público 16 casos suscetíveis de investigação criminal por poderem não ter ainda prescrito os prazos.
Ana Nunes de Almeida, socióloga, explicou que as vítimas nasceram entre 1934 e 2009, ou seja, terão entre os 12 e 88 anos, sendo que a idade do primeiro abuso poderá ter sido entre os dois e 17 anos. Vários emigrantes que residem em países da União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros, denunciaram alguns casos. Os agressores são na sua maioria homens e ligados à Igreja, apesar de haver denúncias contra mulheres e leigos. Existem ainda relatos de abusos em seminários, internatos, ordens religiosas, na catequese, nos escuteiros, em colégios católicos e também em escolas públicas por professores de Educação Moral e Religiosa Católica.
A viagem de finalistas costuma ser uma semana de alegria, festa e liberdade para os alunos que estão prestes a terminar o ensino secundário. No entanto, neste que foi o regresso destas viagens após a pandemia, Xavier Rodrigues, um aluno da Escola Secundária D. Inês de Castro de apenas 18 anos, faleceu na última madrugada, ainda não se conhecendo as causas da morte. Uma equipa de psicólogos foi enviada para Marina D'Or, em Valência, para prestar apoio aos 60 estudantes daquele estabelecimento de ensino que vão ter um regresso antecipado a Portugal.
Os ataques informáticos têm sido habituais nos últimos tempos em Portugal. Diogo Santos Coelho, apontado pelas autoridades norte-americanas como o fundador e principal administrador do RaidForums, um dos maiores pontos de encontro virtuais de "hackers", foi detido no Reino Unido, segundo o anúncio da Europol. O jovem de 22 anos chefiava o fórum que funcionava como um mercado ilegal de compra e venda de acesso a bases de dados roubadas de várias organizações e empresas. Algumas das informações disponíveis no RaidForums eram cartões de crédito, números de contas bancárias, dados de utilizadores e palavras-passe para aceder a contas online.
Pelo Norte do país, Rui Moreira vai propor a saída da Câmara do Porto da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), tal como o JN avançou esta manhã, acusando Luísa Salgueiro, a representante dos municípios, de não ouvir as câmaras e de ser conivente com o Governo na descentralização. Em declarações à TSF, a presidente da ANMP referiu que a descentralização "não é um processo que esteja concluído" e pede que Rui Moreira "se mantenha solidário com os restantes autarcas". "Neste momento estamos especialmente numa fase decisiva, creio que uma decisão destas não vai ajudar à boa resolução do processo. Espero que o meu amigo Rui Moreira ainda tenha condições de se juntar àqueles que estão a trabalhar em conjunto para melhorar a vida da população", explicou.
Com tanto a acontecer no Mundo diariamente, sobretudo as atualizações sobre a guerra na Ucrânia, a covid-19 tem tido menos espaço na discussão pública, com a DGS a publicar relatórios semanais ao invés dos habituais diários. Porém, as máscaras vão-se manter por mais algum tempo. O Governo aprovou o prolongamento da situação de alerta no âmbito da pandemia covid-19 até ao final do dia 22 de abril. Até lá, mantém-se a obrigatoriedade de uso de máscara em espaços fechados e nos transportes públicos.
Em registo mais positivo, o clima deverá melhorar em Portugal para a Páscoa. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a partir de quarta-feira os aguaceiros devem parar e a temperatura aumentar, podendo chegar aos 28.º em algumas regiões do país no fim de semana.