As famílias asfixiadas pela subida galopante das taxas de juro vão poder renegociar com os bancos os créditos à habitação. O diploma, aprovado esta quinta-feira pelo Governo, pretende ser um balão de oxigénio em orçamentos cada vez mais apertados. Mas atenção porque há limites. Os créditos acima dos 300 mil euros e as casas de férias ou adquiridas para investimento ficam de fora.
Corpo do artigo
A renegociação com o banco poderá ocorrer sempre que a taxa de esforço de todos os empréstimos ultrapassar os 36% do rendimento líquido do agregado e é obrigatória quando supere os 50%, ou seja, quando metade do rendimento familiar seja para pagar as prestações. Se houver um aumento da taxa de esforço de cinco pontos percentuais, também há lugar a renegociação.
As medidas vão vigorar até ao final de 2023 e estão mais detalhadas aqui.
Com o inverno à porta, a Agência Internacional de Energia (AIE) põe-nos em sentido para 2023-2024: vai faltar gás na Europa e os governos devem "agir imediatamente" para reduzir a procura. Se as entregas da Rússia falharem totalmente e com a recuperação económica da China não há volta a dar: "as reservas europeias estarão apenas a 65% no início do inverno do próximo ano, quando atualmente estão em 95%".
Para os que estão, por agora, a pensar que, afinal, não estamos assim tão mal, a AIE adverte que "a 'almofada' garantida pelos atuais níveis de reserva, a redução recente nos preços de gás e as temperaturas amenas, ao contrário do que é habitual, não devem levar a conclusões demasiado otimistas quanto ao futuro".
Por falar em frio e em guerra, e depois dos ataques russos a instalações energéticas da Ucrânia, o grupo dos sete países mais industrializados (G7) acusou a Rússia de querer matar os ucranianos de fome ou frio. Na abertura de uma reunião de dois dias, a chefe da diplomacia alemã anunciou que o G7 vai coordenar o apoio ao povo de Zelensky neste inverno para evitar que "a brutalidade da guerra conduza à morte em massa de idosos e crianças, jovens ou famílias nos próximos meses".
Com o inverno em pano de fundo, e as infeções respiratórias a aumentar, o Governo anunciou que vai marcar uma reunião para avaliar a evolução da pandemia em Portugal. Ainda não há data, mas, por ora, fique a saber que se tem mais de 60 anos já pode fazer o agendamento da vacinação contra a gripe e a covid-19.
Para terminar, uma boa notícia que interessa especialmente a quem diariamente desespera no trânsito. O túnel de Águas Santas, na Maia, no sentido Porto-Amarante reabriu esta quinta-feira. Ainda não está tudo pronto - o túnel central continua em obras - mas esperam-se melhorias na fluidez do tráfego.