Por certo, ainda se lembrará de, há três anos, por esta altura, andarmos aflitos para encontrar máscaras de proteção contra o vírus da covid-19 (ainda se recorda do nome?). E não só eram raras como supercaras, chegando uma caixa de 50 unidades a custar 15 vezes mais do que antes da pandemia.
Corpo do artigo
Pois bem, embora pareça, o novo coronavírus SARS-CoV-2 não nos deixou. Ainda anda por aí (e diz-se que vai continuar). Contudo, devido às vacinas e à saída da doença do topo do noticiário quase passa despercebido.
Este dia é de alívio. Quem até hoje tinha de andar de máscara, quantas vezes um dia inteiro, dentro de estabelecimentos e serviços de saúde ou em lares de idosos e estruturas para pessoas vulneráveis, estará, por certo, muito grato pelo fim da obrigatoriedade do seu uso.
Esta terça-feira trouxe também o IVA zero, nomeadamente, aos supermercados. Todavia, como constatou a repórter Diana Morais Ferreira, o cabaz de 46 produtos essenciais abrangidos pela medida é, para muitos, uma "fantochada". Para perceber porquê é melhor ler a reportagem ou ver o vídeo. A este propósito, o editor-executivo do JN, António José Gouveia, comenta que o ganho para os consumidores não é significativo.
O líder do PSD esteve reunido, esta terça-feira, com o presidente da República, mas à saída recusou revelar o que disse a Marcelo Rebelo de Sousa sobre a divergência que têm mantido em torno da existência de uma alternativa ao Governo socialista. Luís Montenegro justificou que é preciso "recato no relacionamento institucional".
Com o tempo quente deste mês de abril, sucedem-se os casos de quem arrisque ir ao mar dar um mergulho, apesar de todos os avisos para as cautelas que é preciso adotar. Esta tarde, uma pessoa desapareceu na praia de Cortegaça, Ovar. A operação de busca e salvamento está em curso. Uma outra pessoa foi, entretanto, resgatada.
Outra busca é aquela que a PSP está a realizar para apanhar um indivíduo que pôs um drone a voar por cima de aviões durante a aproximação à pista do aeroporto de Lisboa. Alguns foram desviados para Faro e para o Porto.
Por sua vez, a GNR revelou que constituiu arguidos um homem e uma mulher por serem suspeitos de terem furtado 80 mil euros em dinheiro e diversos objetos em ouro, que se encontravam no cofre de uma casa, em Fânzeres, Gondomar. Pode ler a história aqui e aqui pode ver como reclusos da Cadeia do Custóias constroem 150 confessionários para a Jornada Mundial da Juventude.
Boa noite e boas leituras.