Corpo do artigo
Os sucessivos casos que têm abalado o Governo de António Costa levam Marcelo Rebelo de Sousa a anunciar que irá convocar o Conselho de Estado para o final de julho para que possa ser feita uma avaliação da política nacional. O presidente da República irá ouvir o órgão político de consulta para também recolher opiniões exteriores da situação económica e social do país numa altura em que os preços têm disparado e as taxas de juro subiram. A reunião irá acontecer quando está para arrancar o Orçamento do Estado para o próximo ano e depois de encerrarem os trabalhos do Parlamento.
Ainda na política, a ministra da Agricultura foi vítima de burla através do MBWay e na sequência de uma mensagem que tem vitimado milhares de pessoas em Portugal, que começa com a expressão "Olá Pai, Olá Mãe". A seguir surge um texto de alguém que se faz passar por filho das vítimas a explicar que perdeu o telemóvel e precisa que seja feita uma transferência em dinheiro para comprar um novo aparelho. Desta vez, a vítima foi Maria do Céu Antunes.
Na Volta a Itália, João Almeida baixou uma posição na classificação geral e deixou escapar o segundo lugar para o rival Roglic. O ciclista português está agora a 39 segundos do líder Geraint Thomas, uma distância que não é dramática na véspera de mais uma etapa de montanha e quando no sábado há um contrarrelógio decisivo, mas deu um sinal de fragilidade depois desta semana ter estado em destaque ao vencer uma tirada numa das provas mais importantes do ciclismo internacional.
Na Suíça, um homem de 40 anos está a viver uma experiência única e que representa uma mensagem de esperança para quem sofre de paralisia. Através de um dispositivo eletrónico que lê os pensamentos, um neerlandês paraplégico caminhou 100 metros e voltou a sentir uma pontinha de felicidade após ter deixado de andar em 2011, na sequência de um acidente de bicicleta. Afinal, há milagres.