Um homem, de 52 anos e que padece de deficiência mental, está internado no Hospital de Abrantes, por ter sido <a href="https://www.jn.pt/justica/homem-com-deficiencia-sodomizado-com-ferro-quente-por-ter-roubado-um-pao-16523643.html" target="_blank">sodomizado com um objeto contundente</a>, no lugar de Paço da Comenda, em Tomar. O ofendido ficou sem o reto e o seu ânus teve ser reconstruído, em cirurgia, tal foi a violência da agressão sexual de que foi vítima.
Corpo do artigo
A barbaridade foi dada a conhecer pelo JN, perto das zero horas desta quarta-feira, e aconteceu há cerca de duas semanas. Mas ainda não há suspeitos detidos. O diretor da Polícia Judiciária de Leiria diz que os seus homens foram ao terreno e, agora, aguardam que a vítima recupere para perceber o que se passou. "Só quando estiver melhor e for libertado pelos médicos é que poderá ser inquirido", afirma Avelino Lima.
Noutro inquérito, ao fim de mais de um ano de investigação, a mesma unidade orgânica da PJ apresentou, esta quarta-feira à tarde, resultados: o presidente da Junta de Freguesia de Mouriscas, no concelho de Abrantes, foi detido por peculato. Pedro Matos punha os funcionários da junta a tratar do seu jardim e dos relvados de amigos, tendo também usado fundos da junta para comprar pneus e telemóveis para uso particular, suspeita a PJ de Leiria.
Depois de duas notícias tão terrenas, confira as da TAP. Na comissão parlamentar de inquérito sobre a companhia aérea, o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes, deu a mão à palmatória por ter enviado à ex-CEO Christine Ourmières-Widener uma mensagem "infeliz" a sugerir que alterasse a data de um voo em que seguiria o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Há ainda outra notícia do dia, relacionada com a TAP, a merecer atenção. O ministro das Infrestruturas, João Galamba, respondeu à sugestão que o Presidente da República fez ao primeiro-ministro, no Dia de Portugal, sobre a necessidade de "cortar os ramos mortos que atingem a árvore toda". "Era o que mais faltava. Sinto-me, aliás, um ministro com uma agenda bastante pesada e exigente", respondeu Galamba, quando lhe perguntaram se se sentia um "ramo morto".
O São João está à porta e, este ano, o lançamento de balões só será permitido entre as 21.45 horas de 23 de junho e a 1 hora de dia 24, adiantou a Câmara do Porto, acrescentando que, nesse período, o espaço aéreo será fechado.
Entretanto, prepare-se: gases poluentes, principalmente monóxido de carbono, emitidos dos incêndios florestais no Canadá estão a ser transportados pelo vento, em direção à Península Ibérica, onde deverão chegar no próximo domingo, 18 de junho.
A CDU de Matosinhos elegeu esta quarta-feira outra preocupação, com o mar e o impacto que o parque eólico projetado para Leixões pode ter sobre a pesca. "O país precisa do setor da pesca e não pode continuar a financiar a sua destruição, como sistematicamente tem acontecido", avisou o vereador comunista José Pedro Rodrigues.
De regresso à terra, saiba que o ciclista Luís Mendonça, da Glassdrive/Q8/Anicolor, venceu ao sprint Joaquim Silva, da EFAPEL, em chegada a apertada no Marco de Canaveses. É o primeiro camisola amarela da 3.ª edição do Grande Prémio Douro Internacional.