O início desta semana começa com uma promulgação de Marcelo Rebelo de Sousa sobre a carreira docente e uma espera pela publicação de um despacho por parte do Ministério das Infraestruturas. Amanhã, celebra-se o Dia da Europa e há uma outra celebração importante na Rússia. Pela Austrália, há uma história insólita que nos mostra como uma prenda para a mãe pode salvar uma pessoa.
Corpo do artigo
Ainda há muitas perguntas para responder sobre o caso que envolve João Galamba e Frederico Pinheiro. O Ministério das Infraestruturas ainda aguarda pela publicação do despacho que oficializa a demissão do ex-adjunto. A tutela explicou ao JN que a exoneração tem efeitos a partir de 26 de abril (e inclusive), o mesmo dia em que Frederico Pinheiro foi ao edifício do ministério buscar um computador do Estado com informação classificada. A jornalista Carla Soares explica o que está em causa.
Há uma novidade que vai impactar a vida dos professores. O presidente da República promulgou, esta segunda-feira, o diploma sobre o concurso dos docentes. Ainda que tenha dado "luz verde" ao documento, Marcelo Rebelo de Sousa não deixou de mandar recados ao Governo na nota publicada no site da Presidência da República. "Apesar de não ter colhido consagração a proposta apresentada, nem outra, mais minimalista, a certa altura aventada no diálogo com a Presidência do Conselho de Ministros, o presidente da República entende dever promulgar o presente quadro jurídico", apontou.
O primeiro-ministro já reagiu à promulgação e garantiu que o Executivo continuará "a trabalhar para dignificar a carreira docente". "Avançamos com o fim da precariedade, através da vinculação dinâmica - e sem ultrapassagens - de quem complete 1095 dias de serviço", apontou António Costa na rede social Twitter. Será realmente o fim da "casa às costas"? O S.TO.P. lamentou a decisão do chefe de Estado e diz que Marcelo Rebelo de Sousa deu as mãos ao Governo e não aos professores.
A Movida no Porto continua a atrair multidões. No entanto, há novas regras para os bares, desde o final de fevereiro, e quem não as cumprir poderá ter mesmo de fechar as portas. O vereador Ricardo Valente avisou que a fase transitória de adaptação ao novo regulamento da Movida terminou e "a Câmara pode e vai retirar" as licenças aos estabelecimentos que desrespeitem os procedimentos. Há relatos de que o barulho continua e os horários de funcionamento não são cumpridos, conta a jornalista Adriana Castro.
A 9 de maio, terça-feira, assinala-se o Dia da Europa. A efeméride celebra o aniversário da Declaração Schuman, que propôs uma nova forma de cooperação política na Europa e da qual nasceu a agora União Europeia. A data pretende recordar a importância da paz e da unidade no continente europeu, ameaçada no último ano pela guerra na Ucrânia. Há uma outra celebração: assinala-se o Dia da Vitória na Rússia, que comemora a vitória dos Aliados sobre a Alemanha nazi na II Guerra Mundial. O jornalista Alfredo Maia revela a importância do 9 de maio para os russos.
O campeonato português de futebol está ao rubro. A última jornada está cada vez mais perto e cada ponto conta. O F. C. Porto defronta, esta noite, o Arouca e encerra a 31.ª jornada da Liga. No Benfica e no Sporting, os respetivos treinadores estão a ser apontados ao lugar de Mourinho na Roma, revela a imprensa italiana.
Para terminar, há histórias que surpreendem de tão insólitas que são. Uma australiana de 48 anos ficou presa numa floresta durante cinco dias e sobreviveu apenas com vinho e doces. O melhor é mesmo ver o vídeo do resgate.
Espero que continue a acompanhar-nos na edição impressa, no site e nas redes sociais do JN.
Boas leituras!