Já ninguém precisa de pesquisar pelo mundo da internet os famosos "10 conselhos para manter a linha no Natal". Poucos serão aqueles com a sorte de "engordar uns quilinhos" na época natalícia. Podem dizer adeus ao leite-creme e à panela de arroz. Obrigada, inflação.
Corpo do artigo
Entre os ingredientes mais caros e necessários a uma cozinha tradicional portuguesa na noite de Natal, estão o arroz, o açúcar e o leite meio gordo. Como escreve, esta segunda-feira, a jornalista Rita Neves Costa, o arroz carolino custava, a meio da semana passada, mais 78% do que em janeiro. Também o preço do açúcar e do leite subiu 44%, registando-se a primeira baixa na mesa dos doces: o leite-creme.
E parece que a árvore de Natal também estará menos recheada. Um quarto dos inquiridos pelo IPAM para o "Estudo Compras de Natal 2022" admite não comprar prendas. Lá teremos de explicar às crianças que o pai Natal também vai emagrecer este ano.
Por outro lado, a possibilidade de espalhar o vírus da covid-19 entre os familiares já não assombrará as festas, mas quem estiver doente escusa de ir ao centro de saúde. As teleconsultas resolvem: por contacto telefónico, videoconferência ou correio eletrónico. O método até pode ser moderno, mas o sistema parece não acompanhar e há dúvidas sobre que atividades se enquadram no conceito de telemedicina, como escreve a jornalista Inês Schreck. O presidente da Associação Portuguesa de Telemedicina, Eduardo Castela, chama-lhe "salada russa".
O que também parece uma espécie de "salada russa" são os exercícios em que os navios de guerra russos vão participar com a Marinha chinesa: começam esta quarta-feira e prolongam-se até 27 de dezembro, naquela que parece ser uma forma de fortalecer laços entre Moscovo e Pequim. Aliás, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou isso mesmo: "O principal objetivo destes exercícios é fortalecer a cooperação naval entre a Rússia e a China e manter a paz e a estabilidade na região da Ásia-Pacífico".
Tudo isto num dia marcado pela morte da cantora portuguesa Claudisabel. A viagem da artista, de regresso a casa depois de um dia de trabalho, terminou com um trágico acidente. O cantor Emanuel, que a acompanhou durante o programa "Domingão", transmitido pela SIC, recorda Claudisabel, ainda em choque, como uma "menina-cantora de brilho nos olhos, profissional e amável com todos".