Há uma nova doença no ar, há outra que não deslarga, os hospitais ameaçam alarmar-se. É o topo da atualidade, mais a guerra, o futebol e o Rally de Portugal. E, já reparou que estamos quase a voltar aos festivais de rock?
Corpo do artigo
Não é caso para alarme - ainda -, mas o melhor é aprender já o novo palavrão: monkeypox, que quer dizer "varíola dos macacos".
É uma doença zoonótica viral, isto é, vem dos animais e é transmissível a humanos, há cinco casos confirmados em Portugal, mais 20 suspeitos, e já se pode falar em surto.
Os cinco doentes identificados no país são todos homens jovens da zona de Lisboa e foram detetados numa clínica de doenças sexualmente transmissíveis.
Os sintomas não são bons: lesões ulcerativas, erupções cutâneas, febres, arrepios, dores musculares. Explicámos-lhe tudo aqui.
Já sem pandemia, mas ainda cercados pela endemia, a covid-19, doença respiratória do coronavírus, continua ativa entre nós. E os casos tornaram a aumentar: no início da semana registamos 33.939 novas infeções, o valor mais alto desde 8 de fevereiro
Mas a covid-19 está ainda longe de nos deixar: esta semana, as farmácias registaram um novo com pico de procura de kits de testagem da doença. E fala-se novamente na gratuitidade desses testes.
Entretanto, o Porto prepara-se para ficar em alerta: o Hospital de São João, decidirá até sábado se reativa o nível 3 do plano de contingência. Nelson Pereira, diretor da Unidade de Gestão de Urgência diz que "às 8 horas de cada dia já não há vagas no São João".
A guerra da Rússia à Ucrânia dura há já 84 dias. Fique a saber aqui o essencial do dia.
Entretanto, o primeiro-ministro português António Costa vai visitar Kiev e avistar-se com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia. Mas antes passa pela Roménia e pela Polónia. A repórter Sílvia Gonçalves vai acompanhar tudo e explica-nos qual o ponto alto da visita. Veja o comentário.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, será sempre uma figura central no conflito em que é o vilão. Mas, o que sabemos da vida deste ditador de 69 anos, que no século XX era só um funcionário mais ou menos anódino do KGB, e como se transformou num dos homens mais poderosos do planeta?
Leia este livro ou passe-lhe pelo menos os olhos porque é um livro de banda desenhada: "A Rússia de Putin - A ascensão de um ditador". É da autoria do britânico Darryl Cunningham e já chegou às livrarias portuguesas. O nosso especialista em BD, F. Cleto e Pinaconta-lhe tudo.
,Noutras latitudes: o Benfica já tem oficialmente novo treinador, é o alemão Roger Schmid.
O Braga também já substituiu Carlos Carvalhal e promoveu Artur Jorge, treinador da equipa B, ao escalão principal e vai apresentá-lo na próxima semana.
E amanhã, quinta-feira, começa a rolar o 55.º Rally de Portugal, que vai até domingo. A prova arranca a Norte, às 9 horas, com o "shakedown" Paredes-Baltar. Leia aqui os próximas abalos.
E, já reparou, está quase a começar a época dos festivais de rock (longo suspiro de alívio...), após dois anos pandémicos de secura ao vivo. O primeiro é já daqui a uns dias, 26, 27 e 28, na Alfândega do Porto, JN North Music Festival, com Jesus and Mary Chain, Waterboys, Ornatos Violeta e GNR. Os bilhetes custam 50 euros (1 dia) ou 90 euros (os 3 dias). Tudo o que precisa de saber está aqui.