<br/> A China tinha avisado que a viagem a Taiwan da presidente do Congresso dos Estados Unidos da América, Nancy Pelosi, era "uma atitude extremamente perigosa" e antecipou consequências graves. Esta quinta-feira, iniciou exercícios militares em seis zonas das imediações de Taiwan, naquela que foi classificada como a maior operação militar de sempre junto da ilha que reclama como sua. O ministro da defesa do Japão "acredita" que alguns <a href="http://ttps://www.jn.pt/mundo/misseis-chineses-terao-caido-na-zona-economica-exclusiva-do-japao-15070865.html" target="_blank">mísseis chineses caíram em águas na zona económica exclusiva </a>do seu país (a norte de Taiwan). O tema tem estado em destaque no site do JN, ao longo desta quinta-feira.
Corpo do artigo
Outro assunto em foco nesta quinta-feira é a 83ª Volta a Portugal. Ensombrada por buscas policiais realizadas na terça-feira a ciclistas suspeitos de doping, a prova mais importante do calendário velocipédico nacional arrancou em Lisboa, com uma vitória de Rafael Reis, corredor da Glassdrive/Q8/Anicolor, no prólogo de 5,4 quilómetros. A jornalista Sara Gerivaz lançou a prova na secção JN Direto e vai acompanhá-la com reportagens em vídeo nos próximos 12 dias. O noticiário da prova poderá ser seguido na zona da secção de Desporto dedicada ao ciclismo, onde pode consultar uma infografia com as datas e os horários das etapas e as equipas concorrentes.
Um superdoping que mistura sangue de porco com 13 componentes, incluindo anticoagulantes, foi usado numa experiência científica por investigadores da Universidade de Yale, nos EUA, e restaurou a circulação e a atividade celular em órgãos vitais de animais uma hora após a sua morte. O extraordinário resultado deste estudo parece desafiar a ideia de irreversibilidade da morte. Confira a síntese do jornalista Augusto Correia.
Nesta quinta-feira à tarde, também demos a notícia de que sete homens foram intercetados pela GNR por suspeitas de eventuais crimes de abuso sexual no campismo do festival de música Meo Sudoeste, na Zambujeira do Mar. Haverá duas vítimas, mas, para já, só uma apresentou formalmente queixa.
A polémica iniciada, no último fim de semana, com a entrevista onde o presidente da Endesa, Nuno Ribeiro da Silva, previu aumentos brutais na fatura de eletricidade, continua acesa. No site do JN encontra um explicador para compreenda melhor o funcionamento do mecanismo ibérico de ajuste ibérico do preço do gás, que está na origem do agravamento anunciado.
Boas leituras!