Corpo do artigo
Os que esta noite, em Montalegre, beberem da queimada do padre Lourenço Fontes para se libertarem dos seus males hão de, porventura, notá-la um nadinha salgada. Não que o precursor das tradições de misticismo que se enraizaram naquela terra do Barroso pretenda mudar a essência da mistela com aguardente, açúcar, maçã e canela. Tão só porque se lembrou que, afinal, o sal ajuda a proteger das bruxas. Já a mãe dele, noutros tempos, deitava sal por cima do lombo das vitelas que ia vender à feira, como medo de que as malvadas se metessem com a cria.
Este sal que o padre Fontes botará à queimada há de dar sorte em dia em que o calendário faz coincidir o dia 13 com uma sexta-feira (a próxima será em outubro). Pelo menos sorte para Montalegre, que nestas datas atrai milhares de pessoas, para gáudio da economia local.
Por falar em sorte, o que dizer de um passageiro, acabado de chegar a Lisboa, que apanhou um táxi no aeroporto Humberto Delgado e que quando chegou a casa se apercebeu de que tinha deixado a mochila no interior do veículo. E não era uma mochila qualquer. Lá dentro estavam mais de cinco mil euros em notas. Depois de apresentar queixa, a PSP recuperou a mochila e devolveu-lha.
Azar foi o que bateu à porta dos 49 trabalhadores da unidade em Cantanhede da empresa canadiana Tilray. Abriu a primeira fábrica em Portugal com licença para produção, plantação de canábis e transformação em produtos medicinais, mas agora vai redimensionar a estrutura por causa do mercado atual. Como tal, vai despedir pessoas.
Com o decorrer desta Sexta 13, soube-se que a Entidade Reguladora da Saúde abriu uma investigação sobre casos de alegada má prática clínica no Hospital Fernando Fonseca, que serve os concelhos da Amadora e Sintra, e que o Ministério Público pediu prisão preventiva para Miguel Reis, ex-presidente da Câmara de Espinho, e para o empresário da construção Francisco Pessegueiro, ambos detidos no âmbito da Operação Vórtex. No campo desportivo, o Ministério Público acusou 26 arguidos da equipa de ciclismo W52-F. C. Porto de tráfico de substâncias e métodos proibidos, no âmbito da operação 'Prova Limpa'.
Na Assembleia da República, esta sexta-feira foi aprovado na generalidade o projeto de lei da Iniciativa Liberal que visa reduzir o valor das multas por falta de pagamento de portagens. Entretanto, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, afirmou, esta sexta-feira, que desconhecia qualquer envolvimento em processos judiciais de Carla Alves, a ex-secretária de Estado da Agricultura que esteve no cargo durante um dia. Até agora, o ministério só se tinha pronunciado em comunicado.
Lá por fora, o estado do Alabama nos Estados Unidos, contabiliza sete mortos e milhares de pessoas sem eletricidade em casa, na sequência de mais de 30 tornados. Veja aqui vídeos amadores que mostram a destruição causada.
Bom fim de semana e boas leituras