Hoje, até podia ter sido uma terça-feira de festa e de reflexão. Mas acabou por ser mais uma terça-feira de guerra. Mais uma terça-feira sem paz.
Corpo do artigo
No dia em que o Mundo chegou aos oito mil milhões de habitantes e em que os líderes mundiais se reuniram para uma cimeira do G20 na Indonésia, a Rússia lançou um ataque a várias cidades ucranianas. Poucas horas depois de Zelensky anunciar "o início do fim" da guerra, Vladimir Putin respondeu com armas.
Por cá, ao início da noite, Carlos Costa, ex-governador do Banco de Portugal, confirmou que o primeiro-ministro, António Costa, o contactou para que protegesse a posição da empresária Isabel dos Santos no BIC e que agora, já depois de anunciar que o iria processar, o próprio chefe de Governo lhe enviou uma SMS a confirmar esse mesmo contacto e pressões. Uma polémica que promete estar para lavar e durar.
Entretanto, durante a tarde, a Alfândega do Porto foi palco de mais uma Conferência JN. Sob o tema "Turismo: A Principal Indústria Mundial, Congresso e Cultura", e na presença de diversos convidados, Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, lembrou que a cidade Invicta "não se pode afirmar cosmopolita e depois ter medo da gentrificação". Veja o vídeo aqui.
A cinco dias do início do Mundial, Cristiano Ronaldo quer esquecer, por agora, as polémicas com o Manchester United e concentrar-se na mais importante competição de seleções. Em entrevista à Associated Press, o capitão da equipa das quinas diz-se "entusiasmado" com a nova geração de futebolistas portugueses que irá disputar o campeonato no Catar. Siga todas as emoções da prova aqui.
Viajando pelo universo JN, fique a saber, na "Notícias Magazine", quem é Helen Duphorn, a sueca que lidera a IKEA Portugal, e descubra, na "Evasões", onde encontrar, provar e comprar castanhas. Quentes e boas. Para amenizar estes tempos, frios, chuvosos.
Boas leituras. Boa noite.