Nos populares desenhos animados "Dragon Ball", transmitidos em Portugal nos anos 1990, cada capítulo terminava com a frase "não percas o próximo episódio, porque nós também não". Duas décadas depois, o apelo cai que nem uma luva à Operação Marquês, no mesmo dia em que um homem foi, para já, salvo por um rim de porco.
Corpo do artigo
Quase três anos depois de o juiz Ivo Rosa, do Tribunal Central de Instrução Criminal, ter mandado o ex-primeiro-ministro José Sócrates ser julgado por três crimes de branqueamento de capitais e outros tantos de falsificação de documento, o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu declarar nulo o despacho e mandar refazer a decisão. Em causa está um processo separado da Operação Marquês, no qual o mesmo tribunal superior ordenou, em janeiro deste ano, que o antigo governante seja julgado por outros 22 crimes. Para já, os dois casos correm em paralelo, mas, quando em causa estão tribunais, o mais prudente é mesmo não arriscar qual será o desfecho de qualquer um deles.
Já no capítulo mais recente da vida democrática, o investigador Luís Humberto Teixeira estima ao JN, no mesmo dia em que Luís Montenegro, líder do PSD, foi indigitado primeiro-ministro por Marcelo Rebelo de Sousa, que foram cerca de 760 mil os votos que não foram convertidos em mandatos, cerca de 12% do total. A primeira sessão plenária da Assembleia da República está prevista para a próxima terça-feira, 26 de março de 2024. Na véspera, António Costa faz a sua última visita ao estrangeiro como primeiro-ministro, com um programa cultural centrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Nas ruas, cerca de dois mil estudantes universitários de várias cidades do país marcharam esta quinta-feira, véspera do Dia Nacional do Estudante, em direção ao Parlamento contra os altos preços da habitação, a falta de apoios e de representatividade juvenil e as propinas. O protesto, organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, é a primeira manifestação nacional de estudantes desde as eleições legislativas do passado dia 10 de março.
Já nos Estados Unidos da América, um homem de 62 anos está a "recuperar bem" depois de ter sido transplantado com um rim de porco, no Hospital Geral de Massachussetts, em Boston. O transplante é o primeiro do género no Mundo, a provar que, na ciência como na justiça ou na política, vale sempre a pena esperar pelo próximo episódio.
Boas leituras!