O futebol corre para os braços da Arábia Saudita. Putin correrá para o seu fim com um enorme rasto de sangue. O Sri Lanka corre para se livrar do plástico. E há sidra para saborear e superstições para desmontar sem correrias.
Corpo do artigo
Na Arábia Saudita compra-se. O país tornou-se a nova moda do futebol, adquirindo jogadores, treinadores (a ausência de pagamento de impostos ajudará a seduzir), provas internacionais, clubes. Também compra golfe, Fórmula 1. E seria só capitalismo, não se tratasse (elenca a Freedom House, organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da democracia, liberdade políitica e direitos humanos) de uma ditadura dada a execuções em massa, onde a dissidência política é crime, onde ser mulher, LGBTQ+, ou pertencente a uma minoria religiosa é todo um vasto obstáculo à prossecução de uma vida autónoma. Sem impostos, seria interessante saber o que Cristiano Ronaldo, Nuno Espírito Santo, o futuro selecionador saudita Jorge Jesus ou o futuro jogador do Al Hilal, Rúben Neves, pensam sobre o assunto.
De carnificina em carnificina. Na Ucrânia, esta quarta-feira, foi detido um homem acusado de ajudar o regime genocida russo no ataque de terça a uma pizaria em Kramatorsk, província de Donetsk. O ataque, com dois mísseis terra-ar, atingiu a Ria Pizza em hora de ponta, pouco antes do recolher obrigatório, provocando pelo menos dez mortos e 61 feridos. Mas haja uma nesga de otimismo: a metódica estratégia de destruição total de espaços civis, já praticada sob o patrocínio de Vladimir Putin na Síria, não impede o presidente americano, Joe Biden, de declarar, como fez hoje, que o chefe de estado russo "está claramente a perder a guerra". Esperemos que saiba do que fala.
Meia boa notícia: no Sri Lanka, um dos países mais poluídos do planeta, onde são gastos 20 milhões de sacos de plástico por dia, uma nova lei vai proibir a produção de material de uso único. Abundam os animais a morrer devido à ingestão de plástico.
Na "Evasões", escuta-se o apelo da sidra: esta sexta-feira e sábado, no Endovélico, no Porto, acontece o MidSummer Cider Fest. Com masterclasses, a estreia de uma marca portuguesa e música tradicional irlandesa.
Já na "Notícias Magazine", o assunto é mais nebuloso: ainda somos capazes de ser supersticiosos? E isso é saudável ou nem por isso? Como ficam as crenças humanas face ao tsunami da internet?