Corpo do artigo
Abrimos as hostilidades com Jair Bolsonaro, já que estamos numa época em que várias personalidades latino-americanas seguem a lei de Trump.
A Polícia Federal deverá acusar formalmente o ex-presidente brasileiro de tentativa de golpe de Estado, após ter perdido as eleições em 2022. O relatório da investigação, com mais de 800 páginas, ficou concluído esta quinta-feira e deverá ser entregue ainda hoje ao Supremo Tribunal. Nos Estados Unidos houve Capitólio, aqui foi Brasília. Vejas as diferenças, neste caso, as semelhanças.
Lá por fora, abundam notícias de acusações e a última foi do Tribunal Penal Internacional (TPI), que emitiu mandados de captura internacionais do primeiro-ministro de Israel, do seu antigo ministro da Defesa e do líder do Hamas. Claro está que Israel já respondeu e classificou-o como "um dia negro" para o TPI. O Tribunal "perdeu toda a legitimidade para existir e atuar", afirmou o chefe da diplomacia israelita, Gideon Saar, em resposta à decisão.
Por cá, a polémica em torno do INEM está acesa. O presidente do INEM afirmou que sente ter condições para continuar no cargo e assegurou aos deputados que pretende continuar a trabalhar na resolução dos problemas de fundo do instituto "até ao último dia". Quem tem aproveitado esta instabilidade é o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, que está a negociar com o Governo uma proposta de "valorização salarial", vulgo aumento de salários.
No Porto, ainda há dois hóspedes da pensão que ardeu sem paradeiro. Os clientes temem que possam ser mais duas vítimas do fogo, que destruiu o edifício nesta quarta-feira.
Em Famalicão encontramos um caso que, infelizmente, não deixa bem a autarquia e que também é recorrente um pouco por todo o país. A Câmara vai pagar 175 mil euros de indemnização por obra que licenciou e depois mandou demolir. A história é complicada, mas vale a pena lê-la aqui.
Dos tribunais chega-nos a sentença de 15 anos de prisão para um homem que violou a sobrinha confiada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Felgueiras. Segundo o acórdão do Tribunal de Penafiel, o homem, que se remeteu ao silêncio durante o julgamento, foi sentenciado por um total de 280 crimes de violação agravada cometidos entre 2018 e 2020, na casa que ocupava em Felgueiras, com uma companheira.
Encerra-se esta newsletter com duas dicas:
A primeira é que tem de tirar casacos e guarda-chuvas do armário se ainda não os tirou. Prepare-se para um fim de semana de mau tempo porque vem aí a depressão Bert. O norte e o centro vão ser atingidos entre domingo e segunda-feira por uma superfície frontal fria, que trará vento, chuva e agitação marítima.
A segunda é ir até Braga para participar no Festival Fenda. Concertos, workshops e exposições marcam o regresso do festival, entre sexta-feira e a próxima terça. O evento vai espraiar-se por vários espaços da cidade (Theatro Circo, gnration, Soma, Auditório de S. Frutuoso).
Último conselho. Se acha que uma banana pode valer 5,9 milhões de euros, não perca este texto. A obra “Comedian”, do italiano Maurizio Cattelan, que consiste numa banana presa a uma parede com fita adesiva, foi vendida em leilão em Nova Iorque por 6,2 milhões de dólares (5,9 milhões de euros) a um empresário de criptomoedas.
Boas leituras!