Depois das buscas no âmbito do inquérito sobre o hidrogénio e o lítio terem levado à demissão do primeiro-ministro António Costa, em novembro de 2023, uma polémica semelhante fez com que se abrisse a Caixa de Pandora na Pérola do Atlântico. Mas, neste caso, não haverá demissões.
Corpo do artigo
Soube-se, esta quarta-feira, que a Polícia Judiciária realizou buscas ao Executivo Regional e à Câmara Municipal do Funchal, que resultaram na detenção do autarca Pedro Calado, do empresário do Grupo AFA, Avelino Farinha, e de um construtor que tem na mira contratos e adjudicações de centenas de milhões de euros. A megaoperação trouxe para cima da mesa o nome de Miguel Albuquerque, líder do Governo Regional da Madeira, mas o social-democrata garantiu que tem disponibilidade para colaborar com as autoridades. No entanto, já deixou claro que uma demissão não será considerada. Recorde o que Miguel Albuquerque disse quando o primeiro-ministro António Costa se demitiu, a reboque de um escândalo semelhante, e conheça melhor esta figura política que agora está debaixo de fogo.
Por cá, as polémicas em torno da Operação Influencer estão mais calmas e os partidos já só pensam em alcançar um lugar ao sol. A menos de dois meses das eleições, são muitas as promessas que chegam aos portugueses para os anos que se seguem. Durante a apresentação do programa económico da Aliança Democrática às legislativas de 10 de março, Luís Montenegro, líder do PSD, sublinhou que o objetivo dos "laranjas" é que o salário mínimo nacional não seja inferior a mil euros no ano de 2028 e que o salário médio ronde os 1750 euros.
Mas o social-democrata não é o único a fixar metas para o futuro. Se quer saber quais são os compromissos dos candidatos a primeiro-ministro, consulte aqui quando é que irão acontecer os debates entre estas figuras políticas.
Enquanto isso, o Mundo pula e avança, e a guerra na Ucrânia continua a causar vítimas mortais. Um avião russo que transportava 65 militares ucranianos para uma troca de prisioneiros despenhou-se na região de Belgorod, próximo da fronteira com a Ucrânia, e todas as 74 pessoas que seguiam a bordo morreram. Saiba mais detalhes e veja o vídeo que mostra o momento do acidente.
Em Israel, a barbárie também continua e o povo palestiniano é o mais massacrado. Pelo menos 50 pessoas morreram e outras 120 ficaram feridas devido bombardeamentos do Estado judeu na zona de Khan Yunis, Sul da Faixa de Gaza, informou a agência de notícias Wafa.
E agora para descontrair... Está numa relação há vários anos? Está a pensar casar com a sua cara-metade? Então este artigo é para si.
Boas leituras!