Um programa sobre conversas, uma rede social que foi na conversa da ditadura saudita e um Banco Central Europeu que não está para conversas. Mais polvo (e conversas) à mesa em Odemira e dois beijos que dão muito que conversar.
Corpo do artigo
Há décadas, Artur Jorge afirmou que via futebol na televisão com o som do dito substituído por música clássica. Ou algo do género. Agora, numa gloriosa, imparável e irmanada escalada do enchimento de chouriços no espaço mediático e da judicialização do pontapé na bola, estreia na quinta-feira um programa televisivo em que serão divulgadas as comunicações entre árbitros e videoárbitros dos jogos da I Liga de futebol masculino. É na Sport TV e o menu da emissão inaugural promete as conversas da Supertaça Cândido de Oliveira e de jogos das três primeiras jornadas da I Liga. Por uma questão de pendant, a emissão deveria estender-se vinte e tal minutos para lá do horário previsto.
Na Arábia Saudita, há já uns bons meses que também se gosta muito de futebol. Não fosse o facto de se tratar do terceiro país do mundo que condena mais cidadãos à morte e de as mulheres terem um papel de parede (e de nenhum treinador ou jogador estrangeiro parecer ter uma opinião sobre o assunto), tudo seria perfeito. Soube-se agora que Areej al-Sadhan moveu na semana passada um processo civil nos EUA contra o Twitter, por esta empresa californiana ter empregado, durante 2014 e 2015, três agentes sauditas que vasculharam a identidade de milhares de utilizadores da rede social agora denominada X, para assim detetarem supostos dissidentes. Areej al-Sadhan é irmã de um trabalhador humanitário saudita que desapareceu e depois foi condenado a 20 anos de prisão. O Twitter é acusado de um comportamento no mínimo negligente, no máximo subserviente, perante aquela ditadura do Médio Oriente.
Hoje, em Londres, Christine Lagarde manteve o suspense em relação ao futuro das taxas de juro com um críptico "as ações falam mais alto do que as palavras" - e assim continuaremos, pelo menos até dia 14, data em que o Banco Central Europeu, a que Lagarde preside, anuncia se as taxas estacionam ou voltam a subir.
Para amenizar dramas recentes, conta a "Evasões", Odemira recebe a partir de 9 de setembro mais uma Semana Gastronómica do Polvo. Acontece até dia 17 e abrange 15 restaurantes do concelho. O polvo, esse, tanto poderá chegar à mesa frito como panado, à lagareiro ou em feijoada, etc.
Faz hoje 78 anos que o marinheiro George Mendonça beijou a auxiliar de dentista Greta Zimmer Friedman nas ruas de Nova Iorque. Festejava-se o fim da Segunda Guerra Mundial e Alfred Eisenstaedt fotografou a geometria dos dois corpos que ficou para a história. Na "Notícias Magazine", analisa-se este beijo não consentido e compara-se com aquele outro, bem mais recente e polémico, que fez esquecer a conquista espanhola no futebol feminino.