Corpo do artigo
O Parlamento vota amanhã o relatório do grupo de trabalho que avaliou os pedidos de desagregação de uniões de freguesia. O distrito do Porto é aquele que tem mais aprovações, com 20, seguido de Leiria, com 17, e de Braga, com 12. Já os distritos de Bragança e Guarda não têm qualquer desagregação aprovada. Saiba aqui neste artigo quais são as freguesias que vão ser separadas em 2025.
Também a partir de amanhã, e até domingo, uma greve convocada pelo Sindicato dos Maquinistas promete condicionar o serviço do Metro do Porto. Em causa está, segundo o sindicato, a falta de pagamento de um prémio. Concretamente, segundo a empresa de transportes, "fica comprometido o serviço especial programado para o fim de semana que antecede o Natal", e que previa "capacidade ampliada" em todas as linhas, como pode ler aqui.
Um carteirista foi filmado a roubar um homem que ajudou a levantar do chão no centro de Lisboa. O crime foi captado e partilhado nas redes sociais.
Lá fora, o chanceler alemão, Olaf Scholz, perdeu hoje a votação da moção de confiança no Parlamento, tal como previsto, abrindo caminho à dissolução parlamentar, que levará o país a eleições antecipadas em fevereiro.
Quem quebrou finalmente o silêncio foi Bashar al-Assad, que garante nunca ter pensado demitir-se e que só deixou o país após a queda de "todas as posições militares". Negou também que a sua fuga tenha sido algo "planeado".
Bom início de semana.