Desafio à laicidade ou expressão individual, na Abaya que cobre o corpo de mulher
Arrancou embrulhado em polémica, o ano letivo em França, com quase 300 alunas a contrariar a imposição legal de obliteração do uso de peças de vestuário tradicionais muçulmanas como o hijab e a abaya nas escolas, tidas como símbolos religiosos num país que insiste na preservação da laicidade.
Corpo do artigo
A norma entrou em vigor esta terça-feira e, entre as 298 estudantes que ousaram avançar para os recintos escolares com a veste que lhes cobre integralmente o corpo, 67 voltaram mesmo para casa, mediante a proibição agora consignada na lei. O presidente francês veio hoje manter a proibição da abaya tendo em conta o que diz ser “uma minoria que desafia a laicidade”, e reiterou que o Governo pondera avançar para a implementação do uso de uniformes. “A escola deve permanecer neutra. Eu não sei qual é a sua religião e você não sabe qual é a minha”, atirou Emmanuel Macron, em entrevista.
Carles Puigdemont apresentou esta terça-feira, em Bruxelas, as condições para o partido Juntos pela Catalunha apoiar uma investidura para o Executivo Espanhol, que inclui amnistia para os independentistas catalães e o reconhecimento da legitimidade do movimento independentista. Alberto Nuñez Feijóo, que tenta nesta altura congregar apoios para formar Governo, e que equacionou, inclusive, negociar com os catalães, já enjeitou a possibilidade de encontro com o Junts, tendo em conta que o eurodeputado apresentou “a amnistia como requisito”, como lhe conta o jornalista Gabriel Hansen.
A confirmação ainda não chegou de Moscovo nem de Pyongyang, mas Washington assegura que Vladimir Putin vai receber, ainda este mês, o líder norte-coreano Kim Jong-un em território russo, na cidade de Vladivostok, onde já se encontraram em 2019. Encontro em que, segundo uma autoridade norte-americana que falou sob anonimato, será discutido o fornecimento de armas ao Kremlin, para ampliar a capacidade ofensiva russa na guerra em curso na Ucrânia. A deslocação de Kim, que raras vezes se afasta da capital norte-coreana, a Vladivostok deverá acontecer em comboio blindado, dada a proximidade entre a Coreia do Norte e a cidade portuária russa.
O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira que o programa de creches gratuitas vai abranger 85 mil crianças, contra as 45 mil vagas existentes em 2022. Em visita ao Centro Infantil António Marques, no Montijo, António Costa salientou que as creches estiveram durante muitos anos arredadas das prioridades governativas e que é necessário “um esforço coletivo” entre Estado, autarquias e setor social, como pode ler no texto da jornalista Diana Morais Ferreira.
Não acusam o desgaste do tempo e há muito que fintam probabilidades no que toca à longevidade e veneração por uma banda que atravessa gerações. Os Rolling Stones vão lançar, 15 anos depois, novo disco e os detalhes sobre “Hackney Diamonds” serão desvendados já esta quarta-feira, em direto, por Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood a Jimmy Fallon, no programa “The Tonight Show”, cuja emissão terá lugar na capital britânica.