Na saúde, acabamos 2024 tal como começamos: os utentes continuam a esperar horas nas urgências dos hospitais, há falta de profissionais e a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) voltou a criticar os acordos feitos com o Governo.
Corpo do artigo
As urgências dos hospitais de Loures, Portimão e Leiria estão com períodos de espera superior a três horas, segundo o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O tempo de espera mais prolongado verifica-se no hospital Beatriz Ângelo, em Loures, distrito de Lisboa. Aqui, um doente classificado como urgente terá de esperar, em média, 6.39 horas para ser atendido. Além disso, há serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia encerrados esta terça-feira e quarta-feira. Veja aqui quais são.
Bem vistas as coisas, a saúde não parece ser muito urgente em Portugal. O Ministério da Saúde abriu 225 vagas para contratar especialistas em medicina geral e familiar (MGF), mas a distribuição pelas unidades locais de saúde está a gerar críticas. Por exemplo, a Unidade Local de Saúde de Almada, que tem 38 mil utentes sem médico de família, pediu a abertura de 14 vagas, mas só teve direito a uma.
E por falar em críticas, a FNAM voltou a criticar as negociações com o Governo. Desta vez, após ter chegado a um acordo, que prevê um aumento salarial de 10% até 2027, a FNAM fala em traição. Ora, quando soarem as doze badaladas esta noite, é melhor pedirmos mais saúde para Portugal quando comermos as uvas passas.
A juntar a esses desejos, talvez não seja má ideia pedir mais segurança também. O relatório da auditoria às condições de segurança das 49 prisões, pedida pela ministra da Justiça, revelou “deficiências” nos equipamentos, organização e gestão de recursos.
Mas, não falemos mais de tristezas. Hoje, a noite é de festa e não vão faltar lugares para celebrar a chegada do novo ano. Se pretende festejar no Porto, lembre-se que a Metro do Porto está em greve a partir das 20 horas. Além disso, convém estar bem agasalhado, uma vez que o IPAM já lançou um aviso laranja para alguns municípios. Veja aqui se é o seu.
Lá fora, o português Sérgio Conceição acabou 2024 em grande. O treinador foi apresentado, esta terça-feira, no AC Milan. O jornalista Eduardo Pedrosa Costa conta-lhe tudo.
Por cá, o JN deseja-lhe um feliz 2025. Contamos consigo no próximo ano!