"Ligue Antes, Salve Vidas" ou deixe para mais tarde a ver se passa
Corpo do artigo
Parece brincadeira, eu sei. Mas não é. Esta quinta-feira, a linha SNS24, contacto obrigatório para aceder à maioria das urgências portuguesas, está com demasiada procura, o que gerou constrangimentos no serviço. Por isso, depois de telefonarem para o 808 24 24 24 e selecionarem a opção relativa a sintomas de tosse, febre e dor de garganta, os utentes foram aconselhados pelo atendimento automático a ligarem mais tarde. A jornalista Inês Schreck explica-lhe o caso.
A notícia torna-se particularmente indigesta depois de se saber que, no dia de Natal, uma criança de Torres Vedras foi encaminhada pela linha telefónica para uma urgência... encerrada. A ministra da Saúde afirmou, entretanto, que está em curso uma auditoria interna para se perceber o que aconteceu.
À boleia das más notícias, aqui segue outra (lembre-se de que informação é poder). Em 2025, apesar de se prever uma descida da inflação, as famílias vão ser brindadas com a subida generalizada dos preços de alguns serviços e bens. Entre os (infelizes) contemplados estão as portagens, os transportes, o pão e, claro, as rendas (que já são tão baixinhas). Ironias à parte, saiba o que está em causa.
E porque é importante não fechar os olhos ao Mundo - os nossos problemas, em perspetiva, são tão pequenos! - o horror em Gaza não tem descrição possível. Na terça-feira, enquanto Portugal vivia um Natal quentinho, com (mais ou menos) comida, amor e paz, Sila, de apenas três semanas, morreu de frio. É a terceira bebé vítima do inverno gelado, nos acampamentos de Gaza, nos últimos dois dias. A jornalista Rita Salcedas conta-lhe a história.
No Cazaquistão, o dia de Natal também foi amargo. Pelo menos 38 pessoas morreram na queda de um avião da Azerbaijan Airlines (AZAL) em Aktau e ainda há muito por explicar. Entre colisões com pássaros, explosões de tanques de oxigénio e o sistema de defesa russo, são várias as teorias que correm. Ainda assim, duas fontes do Governo do Azerbaijão dizem que a aeronave foi atingida por um míssil russo. Um caso que pode acompanhar aqui, num trabalho assinado pela jornalista Maria Campos.
Para terminar em beleza, em ritmo de festa, são de alegria os gritos de entusiasmo que chegam de Mirandela, terra do recém-apresentado treinador do Sporting. Rui Borges começou esta quinta-feira a trabalhar em Alcochete e o jornalista Fernando Pires esteve à conversa com o pai do técnico do momento, que reconheceu, orgulhoso, ter tido uma prenda especial no sapatinho.
A fechar o dia, uma palavra de apreço para João Pereira, que, segundo Varandas, não aceitou "nem um cêntimo dos dois anos e meio de contrato" que lhe restavam no Sporting.
Que 2025 seja um ano de bons recomeços, não só para o antigo treinador sportinguista, mas para todos os leitores do Jornal de Notícias.
Obrigada por continuar ao nosso lado. Juntos, SOMOS JN.