O despejo dramático em Loures e o grito que salvou uma criança no mar
Corpo do artigo
Um drama humano em Santa Iria da Azóia e uma história de arrepiar no Mar Mediterrâneo. Enquanto a Câmara de Loures fecha os olhos à mais básica das necessidades, uma menina de 11 anos esteve três dias à deriva ao largo de Lampedusa até ser salva.
Cerca de 100 moradores das Marinhas do Tejo foram surpreendidos, nesta terça-feira, com um aviso da Câmara de Loures. A autarquia dava-lhes 48 anos para desocuparem as casas onde habitam, muitos deles, há cerca de dois anos.
Sem alternativa, as pessoas, na sua maioria são-tomenses, já começaram a retirar os pertences das habitações e muitas delas vão mesmo viver para debaixo da ponte, uma vez que a escolha é tão dura como óbvia: pagar uma renda ou ter dinheiro para comer.
A Câmara dá uma pequena esmola, mas basta ler a reportagem assinada por Paulo Lourenço para perceber que, a poucos dias do Natal, esta era a prenda que ninguém queria receber.
O Mar Mediterrâneo, esse, continua a ser um autêntico cemitério para quem procura uma vida melhor. Cerca de 44 pessoas morreram no mais recente naufrágio, mas entre o horror surgiu uma pequena história de esperança. Uma menina da Serra Leoa, de apenas 11 anos, resistiu três dias à deriva, com um colete salva-vidas e agarrada a duas câmaras-de-ar, e foram os seus gritos que lhe permitiram ser resgatada e levada par um hospital em Itália.
A Geórgia vai a eleições este sábado, com dois candidatos presidenciais e uma diferença clara na hora de decidir: a atual líder do país é pró-União Europeia e o rival, um ex-jogador de futebol do Manchester United, defende uma aproximação maior à Rússia.
Por cá, o Governo chegou finalmente a acordo com os técnicos de emergência pré-hospitalar, que vão passar a receber mais 256 euros de ordenado já a partir de janeiro. Resta saber se este aperto de mão vai ajudar a acalmar o caos que se vive nas urgências.
O presidente do Brasil, Lula da Silva, deve sair dos cuidados intensivos esta sexta-feira, enquanto o Banco Central Europeu cortou as taxas de juro em 25 pontos base.
Por falar em dinheiro, muito dinheiro, o Benfica chegou a acordo com Roger Schmidt e vai pagar uma indemnização de 8,7 milhões de euros ao antigo treinador, cujo sucessor, Bruno Lage foi eleito o melhor treinador da Liga em novembro. Já o F. C. Porto enfrenta esta quinta-feira um duelo importantíssimo na Liga Europa, defrontando o Midtjylland no Dragão. Tudo para seguir, ao minuto, no seu JN.