Corpo do artigo
A ministra da Saúde recebeu ao longo do último ano algumas pedras no sapatinho. Passada a grande crise no INEM, com várias mortes registadas por alegados atrasos no socorro - aguardemos pelas conclusões dos inquéritos -, e a polémica sobre a obrigatoriedade de as grávidas telefonarem para a Linha Saúde 24 antes de se dirigirem a um hospital, a pedra de que Ana Paula Martins tem agora de desenvencilhar-se tem a ver com os estrangeiros. A ministra diz que os 800 profissionais que ameaçam desobedecer às restrições no acesso de estrangeiros ao SNS estão a exercer o seu "direito cívico". Uma resposta diplomática a uma carta aberta de centenas de médicos e enfermeiros, entre outros, que consideram a decisão do Governo de impor limitações uma forma de promover desigualdades. “Utentes daqui e de outros lados, a nossa porta está aberta para todos. E assim continuará”, prometem.
A tutela e o SNS têm navegado por mares bastante agridoces, mas a história das profundezas que hoje partilhamos tem o sabor da riqueza. Acredita-se que um barco naufragado ao largo do Quénia é o galeão São Jorge, naufragado há 500 anos durante a terceira e última expedição de Vasco da Gama à Índia. Assim o defende o arqueólogo subaquático Alexandre Monteiro, sem deixar de tecer críticas à falta de estratégia portuguesa para defender os seus tesouros."Não sei se é falta de orientação política, de competência, de tempo, se é falta de recursos ou se é tudo combinado", afirmou.
Em Moçambique, o Conselho Constitucional proclamou Daniel Chapo, candidato apoiado pela Frelimo, como vencedor da eleição a presidente da República, com 65,17% dos votos, sucedendo no cargo a Filipe Nyusi. Ao mesmo tempo que a decisão era anunciada, manifestantes que apoiam o candidato da oposição Venâncio Mondlane protestavam na rua, com pneus em chamas.
Os verdadeiros sapatinhos enchem-se daqui a umas horas, com algumas mesas fartas e calor humano. Para que a festa seja maior, olhe para o céu, para ver passar esta terça-feira os F-16 da Força Aérea que vão sobrevoar o país. Tem aqui as horas e a lista das cidades por onde vão passar.