Por cá, combate-se a poluição em praias; lá fora, vive-se a ferro e fogo
O incêndio que na segunda-feira destruiu as instalações da Auto Sueco, na zona industrial do Porto, deu origem a outros danos colaterais, ao gerar um foco de poluição numa ribeira que desagua no rio Douro. Numa praia na Foz foi hasteada a bandeira vermelha nesta terça-feira.
Corpo do artigo
Por precaução, a praia das Pastoras, junto ao jardim do Passeio Alegre, na Foz do Douro, no Porto, está desaconselhada a banhos e com a bandeira vermelha hasteada, devido às matérias poluentes que atingiram a ribeira da Granja, na sequência do violento incêndio que consumiu a empresa. A Câmara fez saber, na manhã desta terça-feira, que foram mobilizados meios para o local para conter o foco de poluição.
No concelho do Marco de Canaveses, os banhos também estão desaconselhados, a partir desta terça-feira, na praia de Bitetos, na margem direita do rio Douro. Em causa estão os valores microbiológicos da água acima dos limites aceitáveis, detetados em análises pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Mudando a agulha para a área do ensino, quase 100 mil jovens podem receber a devolução de propinas. A Autoridade Tributária começou nesta terça-feira a fazer os reembolsos. O prémio salarial foi aprovado pelo anterior Governo como um incentivo para travar a emigação de diplomados. O reembolso é pago anualmente durante o mesmo número de anos do ciclo de estudos.
Lá por fora, o Médio Oriente e a Venezuela continuam a ferro e fogo. Nesta terça-feira, o exército israelita anunciou ter realizado um ataque no Líbano contra um comandante do Hezbollah responsável pelo ataque que matou 12 crianças e adolescentes nos Montes Golã.
No Reino Unido, o ataque com uma faca perpetrado na segunda-feira vitimou uma lusodescendente. Alice Aguiar tinha nove anos e era filha de um casal madeirense que vive em Sefton, em Merseyside, Inglaterra. A menor não resistiu aos ferimentos desferidos por um indivíduo de 17 anos. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte das crianças vítimas de um ataque com uma faca no Reino Unido e falou com familiares próximos da lusodescendente para lhes apresentar condolências.
Pela Venezuela, os protestos que se seguiram ao anúncio da reeleição de Nicolás Maduro já deram origem ao encerramento de mercados, com a consequente escassez de alimentos, como carne e fruta. Entretanto, cerca de 750 pessoas já foram detidas nas manifestações.