Quantos milhões (de dólares e de votos) valerá Kamala Harris?
Corpo do artigo
Joe Biden desistiu da corrida à Casa Branca no domingo à tarde. Em menos de 24 horas, a campanha democrata recebeu doações de dezenas de milhões de euros, destinados a promover a candidatura de Kamala Harris. E, se ter muito dinheiro não garante a eleição de um presidente, sem muito dinheiro e impossível angariar os milhões de votos necessários para vencer o colégio eleitoral dos EUA.
Não foi só dinheiro que Kamala Harris, a atual vice-presidente americana, recebeu. Ao mesmo ritmo a que os dólares entram na conta dos democratas, sucedem-se os apoios de praticamente todos os notáveis do partido, de governadores a congressistas, de senadores a delegados. Até estes últimos, que têm um voto para dar na convenção democrata, têm pressa de seguir em frente, depois “oito dias turbulentos na política americana”.
Como explica a jornalista Inês Moura Pinto, “Kamala Harris não está sozinha”. Mas faltam pouco mais de quatro meses para as eleições e, do outro lado, está o líder, não do partido republicano, mas de uma espécie de culto. As próximas semanas ajudarão a perceber se os democratas ainda vão a tempo de travar Donald Trump. Sendo certo que não será suficiente que a vice-presidente seja a filha de ativistas que “começou a ir a comícios no carrinho de bebé”. O facto de ser mulher e negra também não é o melhor cartão de visita para a América profunda.
Esta segunda-feira, a paisagem mediática foi ainda dominada pelo turbilhão americano (e acontecerá seguramente muitas vezes daqui até novembro), mas há notícias mais caseiras que também merecem a sua atenção. Com destaque para a detenção do cantar Miguel Bravo, que o Ministério Público pretende manter em prisão preventiva. Recorde-se que suspeito da prática de três crimes de abuso sexual de crianças e de três crimes de pornografia de menores agravados.
No Desporto, e enquanto se aguarda o arranque dos Jogos Olímpicos de Paris, em cuja cerimónia de abertura, na próxima sexta-feira, estará Marcelo Rebelo de Sousa, o destaque vai para o mercado futebolístico: quem vai para onde e por quantos milhões. Francisco Conceição, o avançado do F. C. Porto, vai para o Leipzig? Ou para a Juventus? E Bruno Fernandes, trocará Manchester por Paris?
Anda não há futebol nos relvados (pelo menos futebol a sério), mas haverá, já depois de amanhã, bicicletas na estrada. Arranque mais uma edição da Volta a Portugal e tem toda a informação que interessa nesta infografia. Falando ainda de bicicletas, acabou no domingo a Volta a França com um português a brilhar: João Almeida ficou em quarto lugar, chegou a Portugal e já prepara a Volta à Espanha.
Para terminar, aproveite estes dias de calor para descontrair. Na Evasões vai encontrar várias sugestões, mas deixo-lhe aqui duas referências: um mergulho na praia fluvial da Mâmoa, em Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira; ou as cinco propostas com vinho e sol poente que lhe faz o jornalista Jorge Manuel Lopes.