Para muitos, agosto é sinónimo de férias, descanso, convívio e um lugar ao sol. Para outros, é mais um mês do ano em busca da sobrevivência. Que o diga quem tenta fugir do infortúnio em busca da esperança, mas acaba por ver a própria vida e os sonhos afundados nas profundezas do Mediterrâneo.
Corpo do artigo
É agosto, um dos meses de eleição dos portugueses para rumarem de férias, e, como é habitual, é expectável que os areais de todo o país se encham de banhistas cobiçosos de sol, calor e mar. Mas atenção: Se está a pensar em vestir o fato de banho para dar mergulhos na praia de Matosinhos, saiba que não o deverá fazer pelo menos até ao próximo domingo. Escreve a jornalista Adriana Castro que os banhos estão desaconselhados. Perceba porquê antes de arriscar e estender a toalha no extenso areal de uma das praias mais frequentadas do Norte.
É agosto e, como acontece desde 1927, é altura de avistar os ciclistas a percorrerem as mais íngremes estradas portuguesas de Norte a Sul. Começou esta quarta-feira a 85ª Volta a Portugal e, logo no primeiro dia, as previsões notaram-se certeiras. Rafael Reis confirmou o favoritismo e venceu os primeiros 3,6 quilómetros da corrida, que lhe valem a liderança. Saiba mais detalhes sobre esta etapa pelos olhos da jornalista Sara Gerivaz, que até dia 20 vai andar a pedalar junto dos craques para o informar sobre cada pitada de um dos maiores eventos desportivos do ano.
É agosto e, se ainda não o fez este verão, tem mais uma oportunidade para "festivalar". Nos festejos das bodas de prata, o Meo Sudoeste caprichou no cartaz. O anfitrião da primeira noite será o DJ francês David Guetta, mas até domingo não faltam motivos para rumar até à Zambujeira do Mar. A jornalista Patrícia Nave esteve à conversa com Luís Montez, diretor do festival, e levanta-lhe a ponta do véu.
É agosto, é certo, mas a ferocidade futebolística não está adormecida. À hora de escrita desta newsletter, milhares de adeptos do FC Porto e do Benfica pintavam de azul e vermelho as imediações do Estádio Municipal de Aveiro. Os dois eternos rivais disputam, em plena "silly season", a Supertaça e abrem as hostes para uma época acirrada. Os encarnados jogam, pela primeira vez, sem Gonçalo Ramos, que já fez as malas para Paris. Mas nem todos se podem orgulhar de dizer que vão jogar no Parc des Princes. Há um português que engrossa a lista de dispensas sonantes do PSG. Descubra aqui de quem se trata.
É agosto, contudo, como bem diz a sabedoria popular, a tragédia não escolhe dia e hora para acontecer. O cemitério do Mediterrâneo voltou a abrir-se. Perderam-se mais 41 vidas num naufrágio ao largo da ilha de Lampedusa, depois de a embarcação na qual seguiam ter sido virada pela forte agitação marítima. Só este ano, mais de duas mil pessoas já morreram afogadas na região, na esperança de conseguirem alcançar os sonhos que os fizeram sair de países, muitas das vezes, mergulhados pela instabilidade política e social. Até quando?
É agosto, e, por cá, continua-se no rescaldo da Jornada Mundial da Juventude. Lisboa já se esvaziou de peregrinos, mas as polémicas na sequência do evento parecem estar para durar. Depois de a Câmara Municipal de Oeiras ter retirado um cartaz alusivo aos abusos sexuais na Igreja Católica, a Comissão Nacional de Eleições lembrou que os órgãos autárquicos não têm competência para regulamentar o exercício da liberdade de propaganda. Um assunto que, certamente, continuará a dar que falar.
Boas leituras!